ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
No dia 06 de novembro, a Província Carmelitana de Santo Elias em parceria com o Instituto de Espiritualidade Santa Teresa de Jesus (IESTE), promoveu o Encontro de Formação com o tema “Experiência de Deus na mística de São João da Cruz”.
O encontro foi ministrado pelo Frei Marlom, O.Carm, e teve como objetivo levar os participantes a aprofundarem a temática da fé pela espiritualidade de São João da Cruz.
São João da Cruz nasceu na Espanha, em 1542. E desde a infância, São João da Cruz sofreu provocações. Seu pai morreu cedo e a mãe teve de passar por dificuldades enormes para sustentar os três filhos: Francisco, João e Luís, sendo que este último morreu quando ainda era criança. Com 21 anos, sentiu o chamado à vida religiosa e ingressou na Ordem Carmelita.
Frei Marlom explica que para entender a mística de São João da Cruz é muito importante entender o contexto no qual ela se forma:
“No final do século XV, a sociedade passava por profundas transformações, descobrimentos. Era um período de fortes questões políticas e religiosas, entre elas, o renascimento, reforma protestante e o Concílio de Trento. Esse período trentino deu muitos santos para a Igreja, contribuições de santidade para a Igreja”, explica.
Ele explica que a mística de São João da Cruz acontece em torno do “homem que busca a Deus”.
“São João da Cruz dizia em seus escritos que o homem que busca a Deus precisa criar espaço para uma experiência de vida interior, explica que cada experiência é única e pessoal. Ele nos faz compreender que a experiência mística antes de ser uma experiência psicológica, é uma experiência de conhecer a Deus.”
E continua dizendo que em uma sociedade onde as pessoas tinham dificuldades de ouvir a si mesma, que existia muitos barulhos e revoluções, o povo estava com dificuldade de fazer esta experiência com Deus.
“Dentro do Carmelo somos convidados a uma vida de silêncio, uma vida contemplativa, uma vida em Deus. E São João da Cruz ensina isso: se vivemos num mundo marcado por tantas coisas, para conhecer Jesus é preciso fazer uma experiência pessoal com ele que requer silêncio. Nós, às vezes estamos na beira do calvário, nos sentimos sozinhos e não temos força para levantar e ai a mística de São João da Cruz nos ajuda a entender que Deus também está no silêncio, que a experiência com Deus vai além dos sentidos”.
Frei Marlom explica ainda que a mística de São João da Cruz não é apenas para os padres, religiosos e irmãos carmelitas refletirem, mas para todo batizado, pra todo cristão. É necessário deixar que Deus habite dentro de nós e como São João Batista dizer “é necessário que Ele cresça e que eu ele diminua”.
Assista agora na íntegra o encontro de formação, clicando aqui.
Comments0