ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
– Primado, “Tu és Pedro”
Os apóstolos são as pedras fundamentais da fundação da Igreja, e o chefe dos apóstolos é Simão Pedro; no colégio dos 12, ele ocupa o primeiro lugar. Quer dizer, existe também uma autoridade humana: Pedro é a pedra sobre a qual é edificada a Igreja, porém é Cristo a Pedra viva da Igreja. Ele é a Cabeça, Ele é quem garante a sua Igreja construída sobre Pedro.
O então Cardeal Joseph Ratzinger nos deixou, certa vez, uma rica mensagem sobre este tema, nas Considerações da Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), em relação com as atas do simpósio sobre “O Primado do sucessor de Pedro no mistério da Igreja”:
“A comunidade eclesial tem recebido, conservado e transmitido as palavras de Cristo relativas a Pedro e seu papel no grupo dos 12. Portanto, já nas primeiras comunidades cristãs, como mais tarde em toda a Igreja, a imagem de Pedro permaneceu fixada como aquela do Apóstolo que, apesar de sua debilidade humana, foi constituído expressamente por Cristo no primeiro lugar entre os 12 e chamado a desenvolver na Igreja uma própria e específica função”.
– Complementariedade
Vemos no Catecismo da Igreja Católica, nos numerais 552, 881 e 882: “Em virtude de seu múnus de Vigário de Cristo e de Pastor de toda a Igreja, possui na Igreja poder pleno, supremo e universal (…) Porém, o múnus de ligar e desligar, que foi dado a Pedro, consta que também foi dado ao colégio dos Apóstolos, unido a seu chefe”.
O Primado e a colegialidade não se opõem, se complementam. Assim, a missão nuclear de conservar a fé e de evangelizar convida e alcança o resto da Igreja, os demais fiéis, que com sua oração e cooperação estão chamados a desempenhar a missão que a Igreja recebeu de Deus.
– Símbolo e Festa
A cadeira de um bispo ou outra autoridade religiosa, especialmente se dentro de uma catedral, é chamada de “cátedra”, em latim, cathedra. A Cátedra de Pedro (cathedra petri), como uma relíquia católica, é conservada na Basílica de São Pedro em Roma. Atualmente, o sucessor de Pedro é o Papa Francisco. A Festa da Cátedra de São Pedro Apóstolo é celebrada desde o século IV em 22 de fevereiro, como sinal da unidade da Igreja, fundada sobre este apóstolo.
Comments0