ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
O Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (Conic) recebe, até o dia 23 de abril, inscrições para o concurso do Hino e do Cartaz da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) de 2016. Com uma reflexão sobre o saneamento básico, a quarta edição realizada em parceria com outras igrejas propõe o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24).
As músicas e cartazes, de acordo com os editais específicos, devem ser encaminhados ao endereço eletrônico conic@conic.org.br, com cópia para comunicacao@conic.org.br.
A CFE 2016 tem como objetivo geral chamar atenção para a questão do saneamento básico para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos. De acordo com os organizadores, apesar da importância, a cobertura no Brasil “caminha a passos lentos”.
Música
Na escolha do Hino da CFE 2016 serão considerados os aspectos litúrgicos e celebrativos que envolvem a iniciativa, em especial as perspectivas de denúncia e anúncio. O tempo quaresmal, período de vivência da campanha, também deve ser observado pelos autores. Os organizadores pretendem, ainda, que a música traduza e inspire a diversidade musical brasileira.
Cartaz
O cartaz deverá refletir sobre o tema da Campanha e pode conter desenhos, fotografias e artes como pintura, colagem e montagem.
Os aspectos técnicos para envio do áudio e da imagem estão descritos nos respectivos regulamentos do concurso.
Ecumenismo
Desde 2000 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) delega ao Conic a organização das Campanhas da Fraternidade Ecumênicas. Naquele ano, foi abordado o tema “Dignidade humana e paz” e o lema escolhido foi “Novo milênio sem exclusões”. A segunda edição, em 2005, falou sobre “Solidariedade e paz”, com o lema “Felizes os que promovem a paz”. Em 2010, a terceira CFE tratou da temática “Economia e Vida”, com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.
Nesta edição da CFE, haverá o apoio da Misereentidade episcopal da Igreja Católica na Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento de países da Ásia, da África e na América Latina.
Comments0