ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Nos dias 3, 4 e 5 de junho, aconteceu o 3º Encontro Vocacional para as regiões de São Paulo, Rio de Janeiro e Sul. O encontro foi realizado de forma híbrida, no Convento do Carmo, e teve como tema “Vocação na Bíblia”.
Cinco jovens puderam aprofundar seu conhecimento sobre a vida e carisma do Carmelo. O encontro começou com o jantar de abertura às 18h. Mais tarde, os vocacionados participaram da Santa Missa na Basílica Nossa Senhora do Carmo presidida pelo Promotor Vocacional, Frei Márcio Silvan Carvalho Matos, O.Carm.
No sábado, segundo dia, iniciou-se com a Santa Missa em honra a Santíssima Virgem Maria que foi presidida por Frei Marlom, Prior Conventual e formador dos estudantes de Teologia. Na manhã do sábado, os vocacionados receberam duas pregações sobre a formação humano-afetiva ministradas pelo Frei Marlom. O conhecimento sobre as exigências que a vida religiosa impõem sobre os candidatos é essencial para um processo de discernimento vocacional.
Nas pregações da tarde, houve a participação de vocacionados da região São Paulo que não puderam estar presentes fisicamente, dois vocacionados acompanharam o encontro de forma remota. A primeira pregação tratou da vocação na Bíblia conduzida por frei Paulo Alves O.Carm., membro da ProvoCarmo São Paulo e estudante de Teologia. Frei Paulo destacou as principais vocações bíblicas: Moisés, Samuel, Jeremias e Maria Santíssima.
Nas vésperas do sábado, frei João Cruz, membro da ProvoCarmo São Paulo e estudante de Teologia, introduziu as noções da História da Vida Religiosa Carmelitana no Brasil. Nesta segunda colocação da tarde, fez-se um percurso histórico desde a chagada dos Carmelitas no Brasil em 1580, passando pela criação de Nossa Província em 1720 até a restauração com a presença dos Frades Holandeses. No final da colocação, realizou-se um momento oracional na Cripta da Basílica pela alma de todos os frades falecidos, em particular pelos frades holandeses que contribuíram para a nossa história. Esse segundo dia se encerrou com o recreio festivo em que os vocacionados puderam vivenciar um pouco da fraternidade que é ponto vital do carisma carmelitano.
No domingo, iniciou-se com um momento de Lectio Divina na Capela Conventual, conduzido pelo frei Luis Miguel dos Santos Lima, O. Carm., frade estudante de teologia. A leitura orante da Palavra de Deus é um instrumento de muito valor para o carmelita e no discernimento vocacional.
No terceiro dia, a Santa Missa foi presidida pelo Prior Provincial, Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm e concelebrada pelo Promotor Vocacional, Frei Márcio Silvan Carvalho Matos, O.Carm. Após isso, foram dados os avisos finais e os vocacionados fizeram uma avaliação do encontro. No momento da avaliação participaram remotamente dois vocacionados da região São Paulo. Após os Comunicados, o Promotor Vocacional conversou com cada vocacionado.
O Encontro terminou com o almoço festivo no dia de Pentecostes e os agradecimentos aos vocacionados que participaram deste dias de discernimento vocacional.
Comments0