ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Com o objetivo de capacitar as lideranças para animar as comunidades durante a Campanha da Fraternidade 2011, a diocese de Rondonópolis (MT) realizou no sábado, 12, o estudo do Texto Base da CF 2011. A 47ª Campanha da Fraternidade tem como tema a “Fraternidade e a vida do Planeta” e como lema: “A Criação geme em dores de parto” (Rm 8,22). Cerca de 100 pessoas participaram do evento, dentre eles professores, lideranças das comunidades, religiosas e agrônomos.
“Esta Campanha vai medir a qualidade da nossa fé na interação entre fé e vida, e vai exigir de nós uma postura de qualidade de vida e preservação do planeta”, disse o bispo de Rondonópolis, dom Juventino Kestering durante a missa de abertura do encontro.
O evento foi dividido em seis momentos: oração, motivação, estudo, plenário, oficinas, e missa. Ainda no primeiro momento, o coordenador da equipe de Campanhas da diocese, Dirceu Coelho insistiu que “esta campanha não aborda uma questão pontual, localizada, mas envolve o todo do planeta que precisa ser preservado”.
Diante das reflexões, os participantes assumiram o compromisso de animar a Campanha da Fraternidade nas comunidades através dos Meios de comunicação, nas escolas e sindicatos, desenvolver projetos para salvar as 40 nascentes de riachos no município, criar a cultura ecológica nos hábitos familiares, participar de projetos de reciclagem do lixo e a realizar um seminário na semana social no mês de setembro do ano em curso.
“A CF 2011 nos desperta para a gravidade das conseqüências da ação humana predatória dos recursos naturais. O tema nos motiva para o cuidado que devemos ter para que as previsões sombrias do futuro próximo sejam revertidas em melhoria da qualidade de vida do planeta”, disse Dirceu Coelho.
Comments0