ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Igreja celebra no dia 29 de setembro a festa dos três santos arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael . Em uma homilia da missa celebrada na Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, na festa dos arcanjos de 2017, Papa Francisco fez uma verdadeira catequese sobre a figura destes seres espirituais e a influência deles em nossas vidas.
Francisco convidou os fieis a “um verdadeiro ato de se confiarem aos arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel”, para que eles os ajudem na luta contra as seduções do diabo, levem a boa notícia da salvação e os conduzam pela mão para que não errem no caminho de vida, cooperando, assim, “para o plano de salvação de Deus”.
O Papa explicou que nós e os arcanjos temos a mesma vocação: cooperar no plano de salvação de Deus. “Somos, por assim dizer, ‘irmãos’ na vocação”. Além de estarem diante de Deus para servi-Lo e louvá-lo, os anjos tem uma missão com os homens. “Eles servem e contemplam. Mas, também, o Senhor os envia para nos acompanhar no caminho da vida”, afirmou.
“Hoje celebramos três destes arcanjos – disse o Pontífice – porque tiveram um papel importante na história da salvação. E celebramos estes três porque também eles têm um papel importante no nosso caminho para a salvação”.
“Miguel, o grande Miguel – é aquele que faz guerra ao diabo”, explicou o Papa, referindo-se à batalha no céu narrada no livro do Apocalipse (12, 7-12) entre Miguel e seus anjos e o Dragão. “No final, quando o dragão lutou contra Miguel, quando ele é derrotado, o texto diz assim: ‘Foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, aquele que se chama diabo e satanás e que seduz toda a terra habitada’, explicou o Papa, afirmando que o diabo é “nosso inimigo” que sempre tenta nos seduzir com argumentos convincentes, como fez com Eva.
Diante disso, Francisco advertiu que, após seduzir, e levar aos pecados, o diabo nos acusa diante de Deus. Por isso a importância de pedirmos a proteção de Miguel, que “faz guerra contra o diabo”. “O Senhor lhe pediu para fazer guerra – afirmou o Papa – para nós que estamos a caminho, nesta nossa vida, em direção ao céu, Miguel nos ajuda a fazer guerra a ele, para não sermos seduzidos por esse espírito maligno que nos engana com seduções”.
O segundo Arcanjo, Gabriel – continuou o Santo Padre, “é aquele que traz a boa notícia, aquele que trouxe a notícia a Maria, a Zacarias, a José”. Gabriel, portanto, traz “as boas novas e as boas novas da salvação”. Ele também “está conosco e nos ajuda ao longo do caminho”.
Francisco explicou que “muitas vezes, com tantas más notícias ou tantas notícias sem substância, esquecemos a boa notícia, a do Evangelho de Deus, da salvação, que Jesus nos trouxe”. E é precisamente “Gabriel quem nos lembra disso e por isso hoje pedimos a Gabriel que nos anuncie sempre as boas novas”. Gabriel, rezou o Papa, “lembre-nos das boas novas de Deus, o que Deus fez”.
“O terceiro arcanjo, Rafael, é aquele que nos ajuda no caminho, aquele que caminha conosco”, disse o Pontífice, fazendo menção à saga do arcanjo narrada no livro bíblico de Tobias. E retomou: “Miguel os defende, Gabriel nos dá a boa notícia e Rafael nos pega pela mão e caminha conosco, nos ajuda nas muitas coisas que acontecem pelo caminho”. O Santo Padre orientou que ao arcanjo Rafael “devemos pedir: por favor, que não sejamos seduzidos a dar o passo errado, a tomar o caminho errado; guie-nos no bom caminho. Você é o companheiro da jornada, como foi o companheiro da jornada de Tobias”.
Francisco finalizou sua reflexão, sugerindo uma oração aos três arcanjos: “Miguel, ajude-nos na luta; cada um sabe que luta tem na vida hoje, cada um de nós conhece a luta principal, aquela que arrisca a salvação. Ajude-nos, Gabriel, traga-nos notícias, traga-nos as boas novas da salvação, que Jesus está conosco, que Jesus nos salvou e nos dá esperança. Rafael, tome-nos pela mão e ajude-nos no caminho para que não tomemos o caminho errado, para não ficarmos parado”.
Comments0