ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Nos dias 10, 11 e 12 de outubro, aconteceu o retiro dos jovens postulantes. Com o tema “Santidade e Testemunho em Cristo, o carisma do Carmelo para os dias atuais”, o retiro foi realizado em ITU (SP) e teve como pregador principal Frei Rothmans Campos, O.Carm.
Os onze postulantes realizaram esse retiro em vista de uma carta pedido para o ingresso no noviciado da Ordem do Carmo. Esse retiro tem vital importância, pois é mais um passo no discernimento vocacional.
“Após uma boa caminhada interna no convento – com oração, trabalhos, estudos e missão pastoral os jovens foram enviados a uma convivência externa e para conhecerem a província, os frades e as obras que são exercidas pelo Carmelo brasileiro. Retornando realizaram esse retiro para auxiliar nesse discernimento e para aprofundar no Carisma, pois estão se preparando para o noviciado que é de fato o início da Vida Religiosa Consagrada”, partilhou Frei Renê Vilela, O.Carm, formador desta etapa.
Esse momento é de oração e liberdade, pois dependerá de cada um manifestar o desejo de continuar a caminhada. E assim farão por meio de uma carta destinada ao nosso superior provincial, Frei Adailson Santos, O.Carm.
Os rapazes ainda permanecem no Postulantado e continuam estudando e realizando as atividades comuns da etapa formativa conforme às Constituições e as indicações das Ratio Carmelitana.
“O retiro realizado foi profundo e contou com oração, momentos de deserto, pregação do orientador do retiro, missas e também com momentos fraternos. Foi um momento singular por se tratar de uma disponibilidade e abertura para aprofundar o chamado e viver o carisma de forma mais intensa. Nesse momento é de suma importância que toda a Ordem e todos os que são carmelitas apresente esses rapazes em vossas orações, pois estão se preparando para perseverar e continuar caminhando no Espírito de Elias e conformando-se a Virgem Santíssima.”, explica Frei René.
Comments0