ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
No dia 25/01/2020, a Comissão Arquidiocesana de Animação Bíblica da Arquidiocese de Olinda e Recife (CAP Animação Bíblica), em parceria com as demais comissões de pastoral realizou no Centro Arquidiocesano de Pastoral, na Várzea, zona Oeste do Recife, o Seminário Fraternidade e Vida: Um Olhar de Ternura. A formação ofereceu aos inscritos palestras, conferências e oficinas temáticas que refletiram sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2020, Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso.
A abertura e acolhida aos participantes da formação foi conduzida pelo monsenhor José Albérico Bezerra, Secretário-geral do Congresso Eucarístico, que rezou junto com os participantes a Oração do Congresso Eucarístico Nacional. Um momento de memória ao “Anjo Bom da Bahia”, a Santa Dulce dos Pobres, emocionou os participantes do Seminário, quando uma imagem de Santa Dulce dos Pobres foi levada até a mesa dos palestrantes.
O monsenhor Albérico sensibilizou os presentes a divulgarem em suas paróquias e comunidades a oportunidade de atuar como voluntário no evento que vai ser sediado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, no mês de novembro, de 12 a 15/11/2020. Após a fala do Secretário-geral do CEN2020, um dos palestrantes do Seminário – o gestor do Complexo Turístico Religioso das Obras Sociais Irmã Dulce – o senhor Márcio Didier deu um testemunho sobre a sua juventude em Salvador. Ele contava com 16 anos de idade e na ocasião da realização do Congresso Eucarístico Regional na capital baiana, atuou como voluntário no evento que exaltava a Eucaristia, a partir de um chamado aos estudantes de escolas católicas baianas. “Foi edificante participar do Congresso Eucarístico naquela fase da juventude em que surgem muitos questionamentos em relação à nossa religião, em uma etapa em que o jovem é mais rebelde, inquieto”, relatou Márcio.
A primeira palestra do evento foi Fraternidade e Vida: Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Método Ver), ministrada por Márcio Didier. O gestor que conviveu com a Santa Dulce dos Pobres relatou trechos da vida da Santa baiana que doou sua vida pelos excluídos, deixando uma lição de respeito e amor que perdura até hoje. “A bondade dos gestos da Irmã Dulce ecoa e tem um alcance que não imaginamos”, conclui. O diácono Sérgio Douets, professor de Teologia da Unicap, ministrou a segunda palestra do sábado, intitulada Um olhar Samaritano (Método Julgar).
A última palestra da manhã chamava-se Um olhar de Esperança (Método AGIR), ministrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Entusiasta da Fazenda da Esperança, o arcebispo metropolitano convidou para auxiliá-lo a equipe da Fazenda da Esperança Padre Antônio Henrique, de Jaboatão. O coordenador da unidade, Edson André Ramos, junto com três reeducandos e a irmã Sônia envolveram o público com a canção “Coisa de Deus”. A irmã Sônia explicou a importância do trabalho de acompanhamento dos egressos da Fazenda, que concluem o tratamento e devem buscar orientação nos grupos Esperança Viva (GEV) existentes no território da Arquidiocese. “No Recife contamos com GEV nas paróquias dos bairros das Graças e do Jordão e lá precisamos de voluntários”, acrescentou a religiosa. Em sua palestra, dom Fernando adiantou que se encontra em fase de articulação os andamentos para a possível construção de uma Fazenda da Esperança feminina, a ser construída no município de Primavera, Mata Sul do Estado. “Já contamos com a doação de um terreno, o que é formidável, mas precisamos de apoio financeiro para a construção, manutenção e demais insumos”, declarou o metropolita de Olinda e Recife. O arcebispo destacou os bons resultados obtidos pelos reeducandos no tratamento realizado na Fazenda da Esperança: “Vemos acontecer um resgate, uma mudança de vida”.
No turno da tarde, aconteceram as oficinas temáticas direcionadas aos grupos, enfocando os seguintes públicos: Juventude,
Ambiental, Catequese, Laicato e Pastorais Sociais. A programação foi encerrada com a conferência magistral (Método Celebrar) ministrada pelo empreendedor social Yablans Oliveira, da ONG Novo
Jeito e a palestra Pastorais Sociais, Transformando Vidas, ministrada pelo padre Fábio dos Santos, assessor da Comissão de Justiça e
Paz da Arquidiocese.
O organizador da formação, Adelson Sobral, coordenador da CAP Animação Bíblica, avalia o Seminário como positivo e informa que a programação do evento foi pensada de acordo com os métodos Ver, Julgar e Agir. Vale salientar que a Campanha da Fraternidade 2020 terá início em todo o país no dia 26/02, adotando como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). Com este tema, a CNBB espera despertar entre os fiéis a vivência de forma concreta do cuidado da pessoa humana em sua dignidade e estimular o voluntariado dos leigos, agentes de pastorais, coordenadores, clero, diáconos e seminaristas nas diversas instituições filantrópicas e nas ONG’s.
(Pascom AOR/ Colaboração e fotos: Pascom Vicariato Várzea)
Comments0