ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Com o tema “Formas de ajudar em tempos de pandemia”, o arcebispo de Porto Alegre (RS) e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, e o diretor executivo da Cáritas Brasileira, Carlos Humberto Campos, participaram nesta terça-feira, às 17h, de mais uma live nas redes da CNBB e Cáritas Brasileira e no canal do Youtube da CNBB sobre a Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil, que tem como lema ‘É tempo de cuidar’.
O mundo vive um momento difícil diante dessa pandemia. Muitas pessoas estão vivendo situação de vulnerabilidade e precisam urgentemente de ajuda. Portanto, esse é o momento de exercitar a solidariedade e arregaçar as mangas, pois toda a ajuda é bem-vinda. Durante a live, o diretor executivo da Cáritas Brasileira, Carlos Humberto Campos, explicou que existem várias formas de contribuir neste tempo de pandemia.
“Um primeiro gesto é o cuidado individual. Eu posso individualmente dar a minha contribuição nesse momento. Cuidar de mim e daqueles que estão ao meu redor. A outra forma é comunitariamente. De que forma eu posso olhar ao lado, ao meu redor e ver quem está necessitando e saber com o que posso contribuir”, destaca.
A Campanha busca estimular a solidariedade por meio de gestos concretos como a arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza. Também busca incentivar a promoção do cuidado no campo religioso, humano e emocional.
Nesse sentido, o arcebispo de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, ressalta que esta ação solidária vem reforçar o trabalho social já realizado nas comunidades paroquiais em todo o país.
“Nós precisamos desenvolver a obra do cuidado. Em primeiro lugar, o cuidado para conosco mesmo, mas depois o cuidado uns para com os outros e, ao mesmo tempo, a necessidade sim de nos deixarmos cuidar uns pelos outros”, disse.
Dom Jaime lembra que neste momento o mundo apresenta um grande convite ao desenvolvimento do senso de corresponsabilidade. “Como fazer frente a toda essa realidade? É verdade que o momento atual nos apresenta pessoas capazes de ajudar a nos cuidar, mas também que nós desenvolvamos a capacidade de ajudar uns aos outros. A solidão está cada vez mais presente. Como criar espaços de diálogo e escuta para ir ao encontro dessas realidades? São situação simples e extremamente humanas”, destacou.
Além da reflexão, dom Jaime e Carlos responderam perguntas do público durante a transmissão que durou cerca de uma hora. Cabe ressaltar que a live acontece toda terça-feira, às 17h, no Facebook da CNBB e Cáritas Brasileira e no Youtube da CNBB. Participe utilizando a hashtag: #tempodecuidar
Veja a live: É tempo de Cuidar! Com dom Jaime Spengler e Carlos Campos:
Acompanhe nossas redes sociais:
www.facebook.com/cnbbnacional
www.instagram.com/cnbbnacional
www.youtube.com/user/CNBBNacionalBrasilia
Comments0