ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Província Carmelitana Fluminense realiza seu retiro anual de 24 de julho a 28 de julho, no Centro de Espiritualidade Mary Ward, em Itapecerica da Serra (SP). O pregador deste ano é Dom Pedro Guimarães Brito, Arcebispo de Palmas (TO).
Na missa de abertura, que aconteceu ontem, Dom Pedro Guimarães iniciou o retiro com duas perguntas. As mesmas devem ser como um instrumento que ajudará na meditação esses dias.
A primeira foi a respeito da Oração como uma resposta de Deus as suas aspirações. E a pergunta é: Se Deus atender esse pedido de oração, o que será de mim? Como irei responder a este pedido? Nos leva a refletir sobre o que pedimos a Deus e as consequências deste pedido.
A segunda, foi a respeito da missão. A oração nos leva a agir. A ser discípulo do Senhor. E a pergunta foi: a mística do Carmelo acendeu em nós esse desejo de caminhar com o Senhor e ser fiel a este chamado?
São perguntas que através da meditação orante da Palavra de Deus os ajudará neste caminho de intimidade interior, porque somos convidados a olhar para a nossa realidade. E a partir disso, ajustar o que precisa ser melhorado para servir a Deus como bem diz o nosso Carisma: de coração puro e reta consciência.
Esse momento é tempo de graça. Tempo de descanso, de oração, de voltar às origens do chamado vocacional para melhor servir a Igreja a partir da espiritualidade Carmelitana.
O retiro oferece aos frades a oportunidade de se aprofundarem em diversos temas relativos à espiritualidade carmelitana e à vida religiosa, como a misericórdia, a Virgem Maria, a fraternidade dentro da Ordem do Carmo e a dimensão do carmelita como um homem de profunda oração.
Comments0