ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
O projeto “Resgatando Vidas e Promovendo a Dignidade da População Menos Favorecida”, da diocese de Miracema, no Tocantins, recebeu o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), da Campanha da Fraternidade em 2019.
A iniciativa buscou implantar hortas familiares que foram instaladas nas cidades de Miracema e Campos Lindos, ambas em Tocantins, para despertar o interesse das famílias no sentido de cultivar hortaliças, frutas e verduras em suas casas, lotes baldios, melhorando a alimentação diária e visando uma melhor qualidade de vida, diminuindo os problemas de saúde oriundos de uma má alimentação. O projeto também buscou despertar nessas famílias o espírito de empreendedorismo através da geração de renda, fundamental, principalmente nesse período de pandemia.
Segundo a coordenação do projeto, com o aporte do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), na horta de Miracema, foi construída novas estruturas de cobertura, novos canteiros e assim mais famílias puderam ser atendidas e fazer parte do projeto. Já na horta farmácia viva, houve todo o processo de instalação dos canteiros em alvenaria, para garantir maior permanência da água nos canteiros, bem como a construção da estrutura para receber a cobertura.
Após a implementação de ações e atividades propostas no projeto, a coordenação informou que houve a ampliação no número de famílias que compõem os projetos hortas familiares da diocese. “Foi constatada a mitigação dos impactos causados pela pandemia da covid-19, graças a oportunidade de geração de renda, além do despertar do empreendedorismo em cada membro participante e a garantia de que as áreas tem capacidade produtiva por um bom tempo, garantindo parte do sustento das famílias envolvidas”, disse.
Fonte: CNBB
Comments0