ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Ide, a serviço da caridade! Ide, a serviço da comunidade! Ide, a serviço da Palavra! Ide! Ide, sem medo de servir!
“Ide, sem medo, para servir” é o tema da Campanha para a Evangelização 2021 cujo hino (refrão acima) foi divulgado, oficialmente, nesta quarta-feira, 29 de setembro.
De autoria do padre Patriky Samuel Batista, secretário executivo de Campanhas da CNBB, e do seminarista Geovane Ferreira, a letra do hino da Campanha para a Evangelização 2021 aborda a evangelização como uma forma de tornar o Reino de Deus presente no mundo e destaca, em seu refrão, o chamado a ir à serviço da Caridade, da Comunidade e da Palavra.
Confira a letra:
Evangelizar é tornar o Reino de Deus presente no mundo. (EG 176)
1. Com caridade anunciar a salvação, (CIC 851)
neste empenho que também é nosso. (Bento XVI – Angelus 22/12/2007)
Somos sinais de paz e comunhão! (Franciso – Discurso 28/06/2021)Ide, a serviço da caridade! Ide, a serviço da comunidade!
Ide, a serviço da Palavra! Ide!
Ide, sem medo de servir!Evangelizar é tornar o Reino de Deus presente no mundo. (EG 176)
2. Comunidade sempre unida em oração. (Rm 12,12)
O Evangelho anunciado é alimento: (EM 54)
o verdadeiro Pão, Cristo Jesus! (Jo 6,35)Evangelizar é tornar o Reino de Deus presente no mundo. (EG 176)
3. Uma Igreja que é pobre para os pobres (Francisco)
vive segundo a alegria do Evangelho: (Gl 4,20)
vamos cuidar da vida que é missão! (EG273)
Segundo o padre Patriky Samuel Batista, a evangelização é um compromisso que deve ser assumido por cada batizado. “É resposta de fé, parte integrante da identidade cristã, transbordamento de amor que nasce do encontro pessoal com Jesus Cristo. A Igreja no Brasil também evangeliza proclamando a Palavra de Deus, sendo sinal e instrumento de comunhão a serviço de cada pessoa, em especial dos mais pobres e abandonados”, diz.
“Na fidelidade a Jesus Cristo, evangelizar é estar a serviço, é dar visibilidade ao Reino de Deus presente no mundo. As diversas obras de evangelização dos 19 regionais da CNBB e de cada uma das 278 Igrejas Particulares do Brasil testemunham a alegria de ser discípulo missionário de Jesus Cristo. Participar da Campanha para a Evangelização é envolver-se diretamente no anúncio da Palavra que renova os corações.” , enfatizou.
Geovane Ferreira, seminarista da arquidiocese de Brasília (DF) e também compositor, disse que a letra da música compreende o que é a missão na Igreja e ressalta o que Papa Francisco e o Papa Emérito vinham pedindo em seus pontificados. “Francisco abre com suas chaves as portas do caminho dizendo: “Evangelizar é tornar o reino de Deus presente no mundo.”
Seguindo esse propósito de tornar o reino de Deus presente na terra, Geovane diz compreender que anunciar a salvação é empenho de todo o povo de Deus. Por isso, de acordo com ele, o tema se torna eficaz, pois muitos tem medo de anunciar a verdade de Cristo.
“Ele mesmo nos disse para não termos medo de sair com caridade e levar a Palavra, ou seja, sem medo de servir, sem medo de ser perseguido, sem medo de ser contrariado, levando o verdadeiro Pão, nosso Senhor Jesus Cristo, sem medo de servir pois nossa recompensa maior será o céu”, salientou.
“Queremos ser a Igreja do Papa, uma Igreja que sai, que é pobre para o pobre, não em questão material como muitos entendem, mas da forma como o Cristo falou: pobres em espírito. Pobres pois o reino dos céu é dos pobres, e sendo pobres somos livres para amar”, finalizou.
Além dos compositores, o hino conta com a revisão e o arranjo do Gílson Celerino. Vozes de Juliana Cumarú, Maria Clara Celerino, Natália do Vale, Emerson Vieira, Gílson Celerino, Lucas Barbosa e Pedro Maia. Já os solos são de Juliana Cumarú, Natália do Vale e Gílson Celerino.
Os materiais da Campanha para a Evangelização 2021 podem ser acessados abaixo:
– Cartaz (BAIXE AQUI)
– Texto-Base (Baixe Aqui)
– Envelope da Coleta (Baixe Aqui)
Comments0