ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Gesto concreto da Campanha para a Evangelização, a coleta para a Evangelização é realizada todos os anos no terceiro domingo do Advento. Em 2021, acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro.
Seus recursos garantem que a Igreja no Brasil dê continuidade ao anúncio e testemunho do Evangelho desde as áreas missionárias até às periferias das grandes cidades, passando pelas ações pastorais e pela articulação das comunidades eclesiais missionárias, além de contribuir para a manutenção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Do total arrecadado, 45% permanecem na própria diocese, 20% são destinados aos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e 35% são destinados à CNBB.
No tocante ao montante destinado à CNBB, além de contribuir para a manutenção da sede da entidade em Brasília (DF), os recursos da Campanha para a Evangelização também são distribuídos para as Comissões Episcopais Pastorais da entidade.
Tais Comissões promovem a pastoral orgânica nacional, com suas dimensões globais e setores especializados. Cada uma delas responde pelo estudo, proposta e animação dos programas e projetos de seu âmbito de atribuições, em sintonia com as demais comissões, para garantia da unidade da pastoral orgânica.
“Praticamente todas as iniciativas pastorais das diversas Comissões contam com a ajuda da Campanha da Evangelização! É preciosa essa colaboração da Campanha da Evangelização para expandir as sementes e sinais do Reino de Deus na Igreja e na Sociedade”, afirma o padre Marcus Barbosa, secretário adjunto de pastoral da CNBB.
Também compete a cada uma das 12 Comissões Episcopais Pastorais da CNBB animar os programas e projetos em seu âmbito de atribuições, pela unidade e vivência das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora na Igreja no Brasil (DGAE).
No que tange aos regionais da CNBB, atualmente 19, parte da coleta também é destinada as suas atividades pastorais. Alex Ferreira, responsável pelo setor de comunicação do regional Nordeste 1, que abrange o estado do Ceará, salientou que os recursos são utilizados nas formações e nos encontros que são realizados das Comissões Pastorais e movimentos.
“Parte desses recursos também são utilizados para a confecção da novena de natal do regional”, finalizou.
Inclusive na noite desta quinta-feira, 25 de novembro, ás 19h30, a arquidiocese de Fortaleza promoverá uma formação online sobre a Campanha para a Evangelização. A iniciativa contará com as assessorias de Patrícia Amorim, do regional Nordeste 1; Maria Elenise Mesquisa, da Equipe de Animação das Campanhas na arquidiocese; e Alexandre Cabral Freire, membro da Equipe de Animação de Campanhas na arquidiocese.
O momento de formação poderá ser acompanhado pelas redes sociais da arquidiocese de Fortaleza.
Em 2021, o tema da Campanha da Evangelização é: “Ide, sem medo, para servir”. Uma expressão do Papa Francisco em sua homilia de encerramento na Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Brasil. Já a Coleta para a Evangelização será realizada nos dias 11 e 12 de dezembro.
O envelope da Coleta pode ser baixado (Aqui).
Veja o vídeo do secretário executivo das Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, incentivando todos a participarem:
Comments0