ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Não estamos sozinhos nesta árdua subida do Monte Carmelo: acompanha-nos a Virgem Maria, nossa Irmã e peregrina na fé, que nos anima como Mãe e Mestra.
Fazemos este caminho juntamente com os irmãos que receberam o mesmo dom e o mesmo chamamento. Fazemos este caminho juntamente com os irmãos que receberam o mesmo dom e o mesmo chamamento. Com eles tentamos construir uma comunidade inspirada na de Jerusalém, totalmente centrada na Palavra, na fracção do pão, na oração, na comunhão de bens e no serviço2 . Caminhamos na Igreja e com ela pelos caminhos do mundo.
Como Elias, tornamo-nos companheiros de viagem dos nossos contemporâneos, tentando ajudá-los a descobrir neles a presença de Deus. De facto, a imagem de Deus está presente em cada um e deve emergir com plena liberdade, mesmo quando está ofuscada pelas contradições interiores ou pelas injustiças alheias. Para este caminho nos convida a Regra, que se faz eco e espelho para nós do Evangelho e é expressão da experiência fundadora dos nossos Pais. É precisamente esta experiência fundadora que nos comunica a paixão pelo mundo, pelas suas provocações, desafios e contradições.
Os nossos Pais vinham de um ocidente em evolução, com uma forte tensão entre luta e paz, unidade e fragmentação, expansão e crise. Chegados à Terra Santa, entram em contacto com pessoas de outras religiões e culturas; de volta à Europa, optaram por se colocar como testemunhas da atenção de Deus, irmãos entre os irmãos.
Comments0