Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Community
  • Activity
  • Members
  • Groups
  • Forums
  • Loja
  • Events
    • Calendar View
    • List View
  • E-Learning
  • LearnDash
    • All Courses
  • LearnPress
    • Todos os Cursos
    • Formadores
    • Perfil na Área de Cursos
  • WP Job Manager
  • Other
  • Membership
    • Planos de Assinatura da Rede de Catequistas
    • Restricted Post
  • Posts
    • Artigos
    • Post with Sidebar
    • Post without Sidebar
    • Post with no Data Overlay
No results found
View All Results
Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Login
  • Register

Recent Posts

  • Textos de formação para Catequistas
    por admin
    16/10/2024
  • Maratona Biblica
    por admin
    16/10/2024
  • Atividade Biblica: Versiculos
    por admin
    16/10/2024
  • Textos para formação sobre a bíblia
    por admin
    16/10/2024
  • Bingo Biblico
    por admin
    16/10/2024

Popular Tags

ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita

Latest Comments

  1. Solange Barroso Silva mesquita em Tríduo ao Sagrado Coração de Jesus04/06/2024
  2. Joaquim Ferreira lima em Quantos anos Jesus tinha, quando São José morreu?23/05/2024
  3. Lya em CATEQUISTA por um dia15/05/2024
  4. Alessandra alves pinto em DINÂMICA: COROA DO ADVENTO – feito com as “mãos” das crianças.16/03/2024
  5. Jucileia Pereira em Confira esse encontro sobre Quaresma11/03/2024

Categories

  • Adultos
  • Advento e Natal
  • Artigos
  • Atividades para imprimir
  • Bíblia
  • Campanha da Fraternidade
  • Cardeais
  • Catecismo
  • Catequese
  • Catequese de Adultos
  • Catequista
  • Cidadania
  • Coroinhas
  • Crisma
  • Defesa da Vida
  • Devoções
  • Dinâmicas e atividades
  • Espiritualidade
  • Evangelização
  • Família
  • Featured
  • Formação
  • Fraternidade
  • Igreja
  • Iniciação a Vida Cristã
  • Jovens
  • Lifestyle
  • Liturgia
  • Maria
  • Minha Catequese
  • Nature
  • Orações
  • Papas
  • Perseverança
  • Pré-Catequese
  • Primeira Comunhão
  • Promoção Vocacional
  • Quaresma
  • Reflexão
  • Sacramentos
  • Vida Cristã
  • Vídeos
  • Vocação
ArtigosCampanha da Fraternidade
27/01/2022

CAPÍTULO DO TEXTO-BASE DA CF 2022 APROFUNDA A EXPRESSÃO “ESCUTAR”, TEMA DA MENSAGEM DO PAPA PARA O 56º DMCS

0
0

A palavra que abre o segundo ponto de reflexão do Texto-Base da Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é “Fraternidade e Educação”, é “Escutar”. No ponto 29 da publicação,  em seu quarto parágrafo, é possível ler:“(…) A escuta, na esteira da pedagogia de Jesus, não orienta os ouvidos somente para os sons que nos interessa. É uma escuta integral, com o ouvido e com coração”.

Na última segunda-feira, 24 de janeiro, dia da memória de São Francisco Sales, padroeiro dos comunicadores,  o Papa Francisco lançou a mensagem para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS) de 2022,  a ser celebrado dia 29 de maio, cujo título é “Escutar com os ouvidos do coração”.

Para o secretário-executivo de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e subsecretário-geral adjunto interino da entidade, padre Patriky Samuel Batista, a feliz coincidência entre os textos produzidos pela Igreja no Brasil e os escritos do magistério do Santo Padre revelam que a CNBB, em sua missão, está em profunda comunhão com o Papa Francisco.

A sintonia se manifestou também em outras coincidências, segundo conta o padre. “Em outubro de 2019 o Santo Padre recebeu das mãos do secretário-executivo de campanhas o Texto-Base da CF 2020. O texto bíblico que inspirou a Campanha foi a parábola do Bom Samaritano. Em outubro de 2020, na encíclica Fratelli Tutti, o Santo Padre apresenta o Bom Samaritano como inspiração para a Igreja a fim de reagir, como ele, a este mundo sombrio”, conta.

“Avançar para águas mais profundas”

Padre Patriky afirmou que caminhada pastoral e evangelizadora da Igreja no Brasil, em sintonia e confirmada pelo Papa Francisco, motiva a avançar para águas mais profundas a fim de que, atentos aos sinais do tempo e convictos de que “Evangelizar é tornar o Reino de Deus presente no mundo” (EG 176), levemos a alegria do Evangelho a serviço da vida, no cuidado e compromisso com os pobres e zelosos pela Casa Comum

Por outro lado, o padre reforça que a sintonia compromete mais ainda a Igreja no Brasil em sua ação evangelizadora:

“Recentemente um pronunciamento do Santo Padre nos remeteu ao Texto Base da CF 2022. Ouvir com o coração supõe compaixão, empatia, capacidade de escuta e disponibilidade para servir. Quem coloca o coração em escuta fala com sabedoria, ensina com amor e serve com alegria”, disse em referência à mensagem  do Papa para o 56ª DMCS.

Como conhecer o Texto-Base da CF 2022

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lançou, por meio da Edições CNBB, o Texto-Base da Campanha da Fraternidade (CF) 2022. Neste ano, a CF tem como lema: “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”,  (Pr 31,26). O início da CF se dá na abertura da Quaresma, dia 2 de março, na Quarta-Feira de Cinzas.

Trata-se, em 2022, da terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. “Ao longo da  caminhada quaresmal, em que a conversão se faz meta primeira, recebemos o convite para busca os motivos de nossas escolhas em todas as ações e, por certo, naquelas que dizem respeito mais diretamente ao mundo da educação”, convida a presidência da CNBB.

Saiba como encontrar e adquirir o Texto Base da CF 2022: www.edicoescnbb.com.br

0
0
Publicado por: admin

Previous

A ORAÇÃO NA VIDA CARMELITANA: um trato de amizade com Deus

Next

São Tomás de Aquino: Santo doutor da Igreja

Leia mais

Formação
23/06/2014

A Bíblia e a liturgia

0
0
Artigos
09/03/2018

Comissão prepara eventos para celebrar os 10 anos do Acordo Brasil-Santa Sé

0
0
Artigos
14/12/2021

Retiro Provincial: contemplação que transborda numa vida de oração, fraternidade e serviço

0
0

Comments0

Cancel Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

© All Rights Reserved. Grupo A Rede