ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Lideranças das comunidades da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda participaram no último sábado, 4 de fevereiro, da Sensibilização da Campanha da Fraternidade 2023. A ação aconteceu na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Volta Redonda.
Mais de 400 pessoas, representando os 4 vicariatos da Diocese, estiveram presentes na Igreja, leigos e membros do Clero refletindo e discutindo o tema da Campanha da Fraternidade que, neste ano, aborda o assunto “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmo de comer” (Mt 14,16). A Assessoria da Sensibilização foi do Padre Carlos David, da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), estima-se que atualmente no Brasil, 33,1 milhões de pessoas estão passando fome e mais da metade da população do país, 125,2 milhões de pessoas, enfrenta algum grau de insegurança alimentar, ou seja, sem acesso regular e permanente a alimentos. Conforme o relatório, considerando todas as regiões do país, em média 3 em cada 10 famílias vivem a incerteza do acesso a alimentos em um futuro próximo e preocupam-se se a quantidade será suficiente num futuro imediato.
Esta é a terceira vez que a Campanha da Fraternidade aborda o tema “fome’’. O objetivo da CF deste ano é sensibilizar a sociedade para o enfrentamento da fome, sofrido por milhares de irmãos e irmãs. Para isso, são estabelecidas diretrizes para a mudança da realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo.
O Assessor da Sensibilização da CF, Padre Carlos David, lembrou que a fome é uma realidade no Brasil e o combate a ela é o desejo da Igreja. “A fome é um flagelo que atinge uma multidão de brasileiros. Um fenômeno social, estrutural e coletivo. Nos últimos anos, a pandemia contribuiu para o aumento deste processo no país, como também, o crescente número de desempregados. Podemos dizer, viver com fome faz o ser humano perder a sua dignidade. Que possamos nos unir enquanto sociedade, na batalha contra a fome no Brasil”, disse o Padre Carlos David.
Participante da Sensibilização, Maria do Carmo, da Comunidade Santo Cristo, Paróquia São Benedito, em Barra do Piraí, ressalta o momento que o país atravessa. “A população está passando fome e é preciso que a sociedade se sensibilize na colaboração fraterna no combate a este flagelo. Precisamos nos mobilizar segundo a Luz da Palavra de Deus”, falou a fiel.
O Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique, relembrou que a Sensibilização é uma tradição na Diocese. “Agradeço à expressiva participação das lideranças neste momento de reflexão inicial da Campanha da Fraternidade, proposta importante apresentada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Que possamos despertar o espírito da caridade, atenção, cuidado e solidariedade, em relação ao problema da fome. A CF de 2023 quer envolver os cristãos nos gestos concretos na busca de soluções para a crise”, pontuou o Bispo.
Comments0