ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
O Setor Educação da Comissão Episcopal Para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai realizar entre março e junho, nas cinco regiões do Brasil, a “Jornada de Formação de Educadores: Educar ao Humanismo Solidário”, inspiradas na Campanha da Fraternidade 2022, que teve como temática a educação. O intuito desse projeto é oferecer aos educadores e agentes de pastoral da Educação e Universitária um itinerário formativo, reunindo os elementos constitutivos a partir do Pacto Educativo Global e do Humanismo Solidário.
A Jornada de Formação de Educadores se apresenta como um instrumento colaborativo na formação continuada dos docentes, assim como na capacitação dos educadores, a fim de afirmarem sua identidade e sua missão educativa à luz do Pacto Educativo Global. As jornadas desejam formar multiplicadores para que organizem experiências formativas em suas realidades locais.
De acordo com o assessor do Setor Educação da Comissão, padre Júlio César Evangelista Resende, o Papa Francisco apresenta a imagem da “aldeia educativa” dentro da proposta do Pacto Educativo, esta aldeia precisa ser fortalecida, por isso o convite para reanimar os educadores, os pensadores e toda a sociedade na nobre e desafiante missão educativa.
“As Jornadas de Formação de Educadores se somam a tantos outros esforços empreendidos que buscam colocar no centro o ser humano, investindo as melhores energias e formando pessoas disponíveis para se colocarem a serviço da grande comunidade humana”, destaca o padre.
A Jornada Formativa vai ocorrer nas cinco regiões do Brasil. Na região Norte, a formação será nos dias 04 e 05 de março, em Marabá (PA); no Sul será nos dias 11 e 12 de março, em Florianópolis (SC). O Sudeste vai receber a formação em abril, nos dias 28 e 29, em Taboão da Serra (SP). Já na região Centro-Oeste, a formação será nos dias 19 e 20 de maio, em Campo Grande (MS). Encerrando o ciclo formativo, o Nordeste. A formação será em em Natal (RN), nos dias 10 e 11 de junho.
Para a coordenadora da Pastoral da Educação no Regional Nordeste 5 da CNBB, a professora Ana Célia Damasceno, a Jornada Formativa é de grande relevância nesse momento de início de ano letivo.
“A participação do Regional NE 5 é sempre muito efetiva nesses encontros, pois boas práticas são fortalecidas, novas experiências são firmadas e trazemos para nosso Maranhão e para nossos educadores cristãos novas ideias e ações que motivem a transformação de nossa ação no chão da sala de aula: local sagrado de ensino e aprendizagem. Parabenizamos todos os envolvidos, nessa grande construção e missão educativa de Pastoral em nossas Escolas”, ressalta.
As jornadas receberam recursos do Fundo nacional de Solidariedade (FNS), oriundos da Campanha da Fraternidade de 2022. São parceiros nacionais do projeto o Vicariato Episcopal para Educação da Arquidiocese de Belo Horizonte, A PUC Minas, as editoras FTD e SM.
Objetivo: Oferecer aos regionais, dioceses e outros parceiros programas formativos que reúnam os elementos constitutivos na formação do educador a partir do Pacto Educativo Global e do humanismo solidário como instrumento de uma formação sólida dos agentes multiplicadores dessa abordagem educativa.
Objetivos específicos:
O Público-alvo são professores, gestores, pessoas envolvidas na educação, agentes da Pastoral da Educação e Universitária.
Sábado
8h – Credenciamento/ Abertura
9h-10h30 – Módulo 1– Tema: A pessoa do educador: missão e vocação
11- 12h – Trabalho em Grupo
14 -16h – Módulo 2 – Tema: A Educação na perspectiva Eclesial
16h30: Trabalho em Grupo
Domingo
8h- Missa
9 -11h30: Módulo 3 – Oficina a Ação pastoral na educação básica e superior
12h encerramento
Palestra Módulo 1: A pessoa do educador: missão e vocação
Refletir junto aos agentes de pastoral e educadores a “vocação do educador” como chamado a ser presença inspiradora e transformadora juntos aos estudantes e comunidade escolar. Realçar aspetos do equilíbrio entre o humanismo, sensibilidade e competência acadêmica assim como os desafios da escola/universidade na sociedade contemporânea e a missão do professor, de base cristã, neste complexo contexto. Indicar a espiritualidade e o autocuidado como importantes atitudes para os educadores em vista de seu bem-estar e perseverança na missão educativa. Duração de 1h30.
Palestra Módulo 2: A Educação na perspectiva da Igreja
Refletir junto aos agentes de pastoral e educadores a “Educação na perspectiva da Igreja”. A missão educativa na história do Cristianismo: de Jesus Mestres ao Pacto Educativo Global. Elementos e fundamentos da educação na perspectiva católica: corresponsabilidade família/Igreja/sociedade; educação integral a pessoa em todas as suas dimensões; Gravissimus Educationes; textos da Congregação para Educação Católica (João Paulo II e Bento XVI); Educar ao humanismo solidário; Pacto Educativo Global e o pontificado de Francisco. Duração de 1h30.
Oficina Módulo 3: Oficina a Ação pastoral na educação básica e superior.
Com o objetivo de possibilitar aos educadores o aprofundamento sobre os objetivos da Pastoral da Educação assim como os Horizontes da ação pastoral nos ambientes educativos e eclesiais.
Comments0