ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Foram três dias de estudo com assessoria de padre Jean Poul Hansen. Este já é o segundo passo para a mobilização da Campanha da Fraternidade na Igreja Católica no Maranhão.
Reunidos entre os dias 13 e 15 de outubro, representantes de oito das 12 (arqui)dioceses do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram do Seminário Regional em preparação e animação para a Campanha da Fraternidade 2024.
O evento aconteceu no Centro Franciscano de Animação Missionária – CEFRAM, em Bacabal, com assessoria do secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen.
Antecedendo o Seminário Regional, o Regional Nordeste 5 participou do Seminário Nacional de Campanhas, na ocasião foram apresentados aos participantes toda a dinâmica da CF 2024, e seus materiais de divulgação, bem como hino oficial.
Após participarem do Seminário Regional, as equipes de campanhas das dioceses terão a responsabilidade de realizar o repasse em suas dioceses. “As equipes devem motivar os irmãos e irmãs para que realizem o estudo do texto-base, as celebrações propostas nos subsídios por meio de rodas de conversas, debates, dinâmicas, podendo usar as diferentes estratégias, o que nós desejamos é que realmente o nosso regional abrace a campanha da fraternidade e promova por meio do diálogo a amizade social”, destacou Letícia Canavieira, da Equipe Regional de Campanhas.
Com a realização do Seminário Regional, as dioceses e a arquidiocese devem agora organizar suas equipes para melhor promover os estudos e mobilizar a temática da Campanha da Fraternidade 2024 em seus territórios missionários, incluindo neste contexto as Pastorais de Comunicação a fim de intensificar a divulgação da Campanha da Fraternidade para a Igreja e para a sociedade.
Sobre a CF
A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus, em 1964. Portanto, são 60 anos da Campanha da Fraternidade no Brasil.
Em 2024, o tema será “Fraternidade e Amizade Social”, e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Este tema e lema foram escolhidos pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em novembro de 2022.
A Campanha da Fraternidade, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe também durante a Quaresma do próximo ano, um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs.
Fotos: Pascom Diocese de Bacabal.
Comments0