ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Paróquia Nossa Senhora do Monte do Carmo, em Palmas (TO), promoveu no último sábado, dia 9 de dezembro, o 1º Retiro Paroquial da Liturgia. Com a participação 55 de leigos, oriundos das mais diversas pastorais e movimentos que atuam na comunidade paroquial, o retiro foi realizado na chácara Divino Espírito Santo. As pregações foram ministradas por Frei Tiago Oliveira da Cruz, O.Carm., Vigário paroquial da Igreja Nossa Senhora do Monte do Carmo, e pela Irmã Maria Eugênia, Religiosa Dominicana. Além das reflexões, o retiro proporcionou um momento de encontro fraterno entre todas as pastorais e movimentos da paróquia.
Segundo Frei Tiago, o tema proposto para esse dia de reflexão nasceu da motivação da própria Igreja, que na Solenidade de Cristo Rei, no dia 26 de novembro, fez a abertura do Ano do Laicato. O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”, e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”(Mt 5,13-14).
“Foi a partir deste tema, que a Igreja propõe que todos possam refletir ao longo deste ano de celebrações, que buscamos neste retiro refletir a importância dos leigos e leigas na vida litúrgica da Igreja. De posse disso, o tema que norteou e conduziu todo nosso retiro foi: ‘Cristãos leigos e leigas, sujeitos na vida litúrgica de uma Igreja em saída, a serviço do Reino’. E o lema: ‘Sal da Terra e Luz do Mundo!’ (Mt 5,13-14)”, contou Frei Tiago.
O encontro começou por volta das 7h30, com um café da manhã partilhado, seguido de animação e oração inicial. Após este primeiro momento, Frei Tiago fez a primeira reflexão do dia, apresentando os objetivos que se desejam alcançar ao se propor a realizar um retiro paroquial. Tais objetivos apontavam para três momentos: 1º) Uma experiência de Deus na missão a que fui chamado a viver na comunidade eclesial; 2º) Todos a se identificarem sujeitos da liturgia; 3º) Um compromisso pessoal e comunitário da formação continuada.
Na parte da tarde as pregações ficaram a cargo da Irmã Maria Eugênia, que trouxe uma reflexão muito atual e necessária para a vida litúrgica da Igreja. Ela falou, também, sobre a real importância do protagonismo dos leigos na comunidade e o seu comprometimento com o seu Batismo.
“Destaco também, ao final do Retiro, a palavra proferida pelo pároco, Frei Alan Fábio, O. Carm., que destacou a importância de realizar o primeiro retiro paroquial com a presença marcante de todos os movimentos e pastorais da paróquia”, acrescentou Frei Tiago, que finalizou dizendo:
“Fica a certeza de que este Ano do Laicato, com a reflexão litúrgica que fizemos neste dia de retiro, nos empolga e cria em nós uma feliz e grata expectativa, a fim de que, sendo Igreja Povo de Deus, possamos juntos escutar o clamor do nosso Criador, que nos envia para a missão com as luzes do seu Espírito, que santifica e orienta a Igreja na meditação da sua Palavra e na partilha do Pão Eucarístico.”
Colaboração: Frei Tiago Oliveira da Cruz, O.Carm.
Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Monte do Carmo em Palmas (TO)
Confira as fotos:
Comments0