ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Diocese de Juína – MT esteve na casa de retiro da diocese (10), na formação em preparação da Campanha da Fraternidade 2024 abordando o tema: “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). , um evento que se destaca pela abordagem inovadora e pela proposta de construir uma sociedade baseada nos princípios da amizade e fraternidade. Fizeram presentes padres, diáconos, leigos e leigas da diocese.
A formação da Campanha da Fraternidade 2024 na Diocese de Juína-MT é resultado da colaboração entre a Coordenação do Regional Oeste2 – RO2/MT, demonstrando a importância da união e da comunhão na promoção de valores fundamentais para a humanidade.
A campanha se desdobra sob três perspectivas essenciais: Ver, Iluminar e Agir. A proposta é clara: enxergar as inimizades que destroem a dignidade, iluminar as relações humanas pelo Evangelho e agir, alargando a tenda em busca de uma sociedade amiga, justa, fraterna e solidária.
A Campanha da Fraternidade 2024 convida a comunidade a refletir sobre a amizade, um fenômeno universal, fundamentado nas diversas concepções ao longo da história. Desde a cultura grega até os tempos contemporâneos, a amizade é vista como um caminho de humanização e renovação das relações fraternas.
Campanha da Fraternidade chegou, neste ano, à sua 60ª edição em âmbito nacional. Durante a formação, também foi abordada a histórica jornada da Campanha da Fraternidade, desde sua origem na década de 1960. Iniciada por três padres que trabalhavam na Cáritas Brasileira, a campanha nasceu com o objetivo de arrecadar recursos para financiar as atividades assistenciais da instituição. Desde então, a Campanha da Fraternidade tornou-se uma expressão de comunhão, conversão e partilha, marcando a Igreja no Brasil e influenciando positivamente a sociedade.
No tempo do Papa Francisco, a amizade social ganha uma dimensão especial. A Encíclica Fratelli Tutti, lançada em 2020, propõe um novo projeto de fraternidade humana baseado na amizade social e no amor político. A Campanha da Fraternidade 2024 se inspira nessa visão, buscando construir uma comunidade aberta, acolhedora e solidária.
A Campanha da Fraternidade se estrutura em dois eixos principais: a evangelização, por meio de formações, debates e seminários, e a realização de gestos concretos. A oferta em espécie no dia 24 de março de 2024 destina-se a apoiar projetos que beneficiarão a comunidade local.
Ao iniciar a jornada de 2024, a Campanha da Fraternidade já aponta para o futuro. O tema de 2025 será “Fraternidade e Ecologia Integral”, destacando a importância de refletir sobre a relação entre os seres humanos e o meio ambiente. A formação da Campanha da Fraternidade 2024 na Diocese de Juína-MT não apenas lançou luz sobre os desafios da atualidade, mas também ofereceu uma rota clara para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Ao adotar uma abordagem inovadora e inspiradora, esta iniciativa reafirma o compromisso da comunidade em promover a amizade, a solidariedade e a paz. Que os ensinamentos e valores compartilhados durante este evento continuem a guiar os passos da Diocese de Juína-MT rumo a um futuro mais promissor e harmonioso.
Fonte Renan Dantas – Diocese de Juína
Imagem Pascom – Diocese de Juína
Comments0