ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A partir do mês de junho, o Caminho de Santiago de Compostela passou a ter seu primeiro trecho no continente americano reconhecido pela Catedral de Santiago e oficialmente integrado ao trajeto histórico, o qual será inaugurado em Florianópolis (SC).
O projeto desse caminho brasileiro foi idealizado pelos jornalistas e peregrinos Mariana Mansur e Fábio Tucci Farah. Os peregrinos que o percorrerem sairão da igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, passarão pelas igrejas de São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes e chegarão ao Santuário Sagrado Coração de Jesus, perfazendo 21 quilômetros.
A iniciativa do caminho brasileiro conta com o apoio da Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (ACACSC), da Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI) e da Arquidiocese de Florianópolis.
Os peregrinos que percorrerem o caminho deverão portar a tradicional credencial, fornecida por associações como a ACACSC, e carimbá-la nas quatro igrejas catarinenses. O primeiro carimbo, “O Chamado”, ilustra o momento em que Tiago recebe o chamado de Jesus; o segundo, “A Missão”, retrata quando, após a ascensão de Jesus e de Pentecostes, o discípulo segue para evangelizar na Espanha; o terceiro, “O Martírio”, mostra quando Tiago voltou para Jerusalém e foi martirizado, sendo o primeiro apóstolo a sofrer o martírio; e o quarto, “O Caminho”, apresenta o santo novamente na barca, mas desta vez depois que dois discípulos pegaram seus restos mortais em Jerusalém e retornaram para Espanha.
Texto extraído da seção “Acontece na Igreja” da Revista Ave Maria, na edição de agosto de 2017.
Comments0