ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Objetivo
Despertar na criança a consciência de que ela é conhecida e amada por Deus, pois Ele a criou.
Acolhida
Músicas com gestos: Quem fez? Não há Deus maior! Etc. Oração Inicial
Partindo do concreto
Passeio em volta do local, pedindo que observem toda a natureza (céu, sol, nuvens, chuva, plantas, animais…
– Apresentar um grande painel em branco e várias figuras, já recortadas, para serem aplicadas por cada criança no painel. (Não use figuras de pessoas.)
– Perguntar qual delas seria a mais importante e, por fim, anunciar que a mais importante não está no painel, mas na sala, falando o nome de cada criança.
A chave
Por que será que de tudo o que Deus criou, as pessoas (cada um de nós) são as mais importantes?
Semeando a palavra
Resposta: Gn 2,4-5.7 Porque para o homem e para a mulher, para cada um de nós, Deus quis dar a sua própria Vida. Assim como soprou a vida no boneco de barro, Ele quer soprar seu Espírito em cada um de nós, para experimentarmos aquilo que Ele experimenta: paz, amor, alegria, bondade…
Mostrar um boneco de papel bem fino ou algum tipo de boneco inflável . Soprar sobre o boneco, fazendo-o balançar, mostrando a diferença entre antes e depois do assopro. Assim somos nós: ganhamos a vida de Deus.
Experimentando orando
Retomar a música Quem fez? Ressaltar os versos: Deus me fez pra me amar e Deus me fez pra te amar . Ou, cantar “Vem, Espírito Santo”. Agradecer a vida e o amor e pedir que saibamos amar aos outros.
Atividade prática
Fazer / recortar 2 bonecos de papel para cada criança, um para ser afixado no painel junto com a frase “Sopra em mim, Senhor, o teu amor” ou “Deus me criou para amar”; o outro para ser levado para casa e entregue a alguém da família com a mesma mensagem. Este último poderá ficar na porta da geladeira durante a semana. O boneco pode ser feito com aplicações de papéis coloridos no lugar das roupas; lã nos cabelos, etc.
Guardando
“Deus me ama e me criou para amar.” ou “Sopra em mim, Senhor, o teu amor.”
Encerramento
Todos rezam juntos o Pai Nosso, pedindo que possam voltar para casa cheios de paz e amor.
Canto: Eu tenho paz como um rio
Comments0