ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Santo Henrique de Ossó e Cervelló, fundador
Enrique nasceu em Vinebre, Espanha, no dia 15 de outubro de 1840. Aos 14 anos, perdeu sua querida mãe, vítima do cólera. Esta perda prematura, despertou no jovem Enrique o desejo de ser sacerdote: “Serei sempre de Jesus, seu ministro, seu apóstolo, seu missionário de paz e de amor”. Foi ordenado sacerdote aos 27 anos. Teve uma vida curta, pois morreu antes de completar 56 anos, mas nem por isso foi menos intensa na entrega a Deus e no serviço aos irmãos.
Profundamente movido pela experiência de ser criatura amada e acompanhada por Deus e pelo desejo de fazer com que outras pessoas também “conhecessem e amassem a Jesus”, desenvolveu uma série de atividades, atingindo especialmente as crianças e a mulher. Sua vida toda foi a confirmação do desejo de ser ministro, apóstolo e missionário de Jesus.
Desde muito jovem aproximou-se de Santa Teresa de Ávila, através da leitura de seus escritos. Cativado pelos ensinamentos e pela vida de Teresa, tornou-se um incansável propagador de sua doutrina, despertando nos seus leitores e seguidores admiração e amor. Quem se aproxima de Enrique, inevitavelmente chega a Teresa.
Santo Enrique foi o fundador da Companhia de Santa Teresa de Jesus, Congregação das Irmãs Teresianas e também do MTA. É importante conhecê-lo para compreender melhor qual o papel da educação teresiana na sociedade de hoje. Apóstolo dos novos tempos, com a pregação e o apostolado da imprensa, após grandes provações e sofrimentos, morreu em Gilet (Valência) a 27 de janeiro de 1896. Foi canonizado em Madri no dia 16 de junho de 1993 por João Paulo II.
ORAÇÃO:
Senhor, nosso Deus, que no presbítero Henrique de Ossó unistes maravilhosamente à oração contínua uma atividade apostólica incansável, concedei-nos, por sua intercessão, que, perseverando no amor de Cristo, sirvamos a vossa Igreja com o testemunho da palavra e da vida. P.N.S.J.C.
Fonte: Província Carmelitana Pernambucana
Comments0