ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Os frades da Província Carmelitana de Santo Elias estão reunidos em Assembleia Provincial em Jundiaí (SP). O evento acontece desde o dia 29 de janeiro e terminará amanhã, 2 de fevereiro, no centro de eventos São Carlos. Este ano a temática principal da assembleia é a dimensão da administração. Também foram contemplados os temas da espiritualidade e da missão.
Entre os assuntos da pauta desta assembleia estão a reforma trabalhista, os estatutos da Província, o projeto do Ano do Laicato Carmelitano, a reabertura do museu de Salvador, os 300 anos da Província, que será celebrado em 2020 e o planejamento de 2018, além de um momento especial de celebração com os frades aniversariantes jubilares.
“A assembleia é um momento especial de união, congraçamento, reencontro e avaliação de nossa vida e dos pontos positivos e negativos do que se passou. Também é um momento em que nós projetamos o nosso futuro. Por outro lado, em termos de fraternidade, é um sinal de vigor, de vida, de união de toda a Província. Vemos aqui nesta assembleia uma Província unida, que caminha e que olha unida para o futuro. Pedimos a oração de todos para que possamos crescer cada vez mais na Igreja no Brasil e na Ordem do Carmo”, afirmou o Prior Provincial, Frei Evaldo Xavier, O.Carm.
Reforma trabalhista
A assembleia contou com a presença de colaboradores das diversas casas de missão da Província na terça-feira, dia 30 de janeiro, quando foi realizado um estudo sobre a reforma trabalhista e as mudanças que ocasiona nas rotinas de contratação e administração de pessoal. As palestras foram ministradas pelo doutor Paulo Jacob, da IOB Educação.
“Este treinamento é de fundamental importância porque neste momento a reforma trabalhista está em um processo de conhecimento e de interpretação. Há diversos entendimentos e interpretações sobre o mesmo texto ou artigo de lei, por exemplo. É necessário, por isso, que se tome conhecimento de tudo para que se possa ter segurança jurídica na aplicabilidade da reforma, para que não haja prejuízo às instituições futuramente”, frisou o consultor da IOB.
Para Frei Evaldo, a reforma trabalhista é um grande desafio para a sociedade brasileira e por isso precisa ser bem compreendida pelos frades. “Este tema tem gerado um debate enorme na sociedade e a Província não pode ficar alheia à conjuntura do país. Por isso decidimos dedicar esse dia inteiro para aprofundarmos o estudo dos temas ligados à relação de trabalho no Brasil”, pontuou o Prior.
O colaborador Paulo Mario Nogueira Leite, advogado da Província há 23 anos, classificou a formação como de extrema importância para o crescimento e a melhoria das relações de trabalho dentro da instituição.
“Com uma formação como essa, reunindo os colaboradores e os frades, a Província promove um adequado conhecimento da legislação trabalhista como um todo. Esse evento concorre para o aprimoramento do trabalho, podendo detectar procedimentos inadequados que por ventura tenham sido adotados e assim se torna possível melhor adequar as rotinas administrativas”, disse o advogado.
Antônio Francisco Brás, gerente administrativo da casa de Mogi das Cruzes, concorda com o advogado: “Esse treinamento nos retira da nossa correria do dia a dia e nos deixa mais esclarecidos, para que quando gerenciarmos as questões de pessoal não prejudiquemos, por ignorância, nem os funcionários nem a instituição”.
Frei Renê Vilela, O.Carm., complementa: “Além de propiciar um conhecimento entre as casas e o que acontece em cada situação e convento com relação à atividade dos colaboradores e voluntários, é uma forma de nos ajudar a estarmos de acordo com o que determina as leis civis, para que como instituição religiosa, como Igreja, nós possamos gerar o Reino de Deus em todas as realidades do mundo em que estejamos inseridos”.
A Província Carmelitana de Santo Elias (PCSE) possui conventos, casas de missão e de formação nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal e Tocantins.
Fotos: Andréia Gripp
Comments0