ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Uma missa presidida pelo Prior Provincial, Frei Evaldo Xavier, O.Carm., dia 8 de março, marcou o acolhimento dos postulantes de 2018 da Província Carmelitana de Santo Elias, no Postulantado de Belo Horizonte (MG). A Eucaristia foi concelebrada por Frei Marlom Francis de Souza Moreira, O.Carm., formador do Postulantado; Frei Vicente de Paula Maciel, O.Carm., formador do Juniorato de BH, e Frei Paulo Ricardo Ferreira, membro da comunidade do Postulantado. A missa contou também com a presença de Frei Renê Augusto Vilela da Silva, diácono, de membros da comunidade do Juniorato e leigos carmelitas.
Ingressaram no Postulantado de Belo Horizonte este ano os jovens: José Ailton de Almeida (de Alagoas), José Agnaldo Sarmento (de Minas Gerais), Lucas Bessa Aguiar (do Distrito Federal), Marcelo de Assis Freitas (de São Paulo) e Samuel Antônio de Souza Oliveira (de São Paulo).
Durante a homilia, Frei Evaldo salientou a necessidade da coragem para responder ao chamado de Deus com perseverança e oração. O Prior destacou que o Postulantado é um tempo de pedir, almejar e adentrar neste mistério de vida e comunhão que é o Carmelo.
Para o jovem Samuel Antônio, a entrada no postulantado da Ordem do Carmo representa a realização de um ideal de vida. “A entrada no Carmelo é para mim como a entrada num pequeno paraíso, onde a própria Virgem Maria me acolhe, a Santíssima Virgem do Carmo. Como nos diz Santa Teresinha em sua pequena via: ‘no coração da Igreja, minha mãe, eu serei tudo, eu serei o amor’. Enfim no Carmo eu encontrei minha vocação. Minha vocação é o amor”, disse.
Lucas Bessa também partilhou sua alegria e expectativa. Ele contou que há nove anos almejava abraçar a vida religiosa no Carmelo e que está muito feliz de que o tempo tenha finalmente chegado para ele. “Frei Evaldo em suas palavras nos disse para termos um coração corajoso, perseverante, para que o centro da nossa vida seja sempre a Eucaristia. Essa foi uma missa muito linda, na qual pude sentir verdadeiramente Cristo Jesus e a Santíssima Virgem me acolhendo. Como Santa Teresinha disse, ‘na caridade Deus deu-me a chave de minha vocação’. E, de fato, eu pude receber essa chave através da caridade e hoje posso estar aqui no Carmelo.”
Fotos: Postulantado BH
Comments0