ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
O papa, os cardeais, os bispos, os padres, os diáconos, os teólogos. Todos eles, mestres e pastores do rebanho do Senhor. Uma coisa em comum: todos tiveram no início de sua caminhada religiosa uma pessoa simples que lhes colocara na alma a semente da fé e da Comunidade. Essa pessoa foi o catequista, a catequista, o pai, a mãe. Geralmente pessoas sem diplomas dos altos conhecimentos teológicos, catequéticos, bíblicos, litúrgicos. Mas tinham a vivência da fé pura que receberam dos antepassados: “O que vimos e ouvimos, isso vos transmitimos”(Jo 1,3).
Hoje a “catequese” é um desafio para a evangelização. A linguagem catequética vai mudando a cada passo e novos esquemas, novas propostas de evangelização e catequese vão nascendo. O que os catequistas não podem perder é o ânimo e a coragem de catequizar diante desses desafios. Atualizar – se sempre para responder aos desafios do tempo sem entrar em crise diante do mar de propostas, documentos, e novidades sobre a linguagem catequética que vão aparecendo.
Não deixar de plantar. “Deus faz crescer”(1 Cor 3,6).
Por Frei Mauro A. Strabeli
Comments0