ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Jovens de Alagoas acolheram o Promotor Vocacional da Província Carmelitana de Santo Elias, Frei João Paulo Pereira Moraes, O.Carm, no último sábado. O Frei esteve à frente do Encontro Vocacional da Ordem do Carmo que aconteceu no sábado, dia 5 de maio, na Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe, na cidade de Lagoa da Canoa (Rua Vicente Ferreira de Farias, 290, Centro).
O encontro teve como tema o Itinerário Espiritual da Ordem do Carmo – História, Maria e os Santos.
“O ideal da vida carmelitana, especialmente o seu aspecto contemplativo, começa configurar-se em duas pessoas que, desde o início inspiraram a vida e a devoção dos carmelitas: o Profeta Elias, célebre em toda a literatura patrística-monástica como o protótipo e modelo dos solitários e contemplativos, e a Virgem Maria, venerada pelos carmelitas junto a fonte de Elias, como a Senhora do lugar, a padroeira”, explicou Frei João, citando um texto vocacional.
“A espiritualidade do Carmelo é a espiritualidade da união com Deus ou a intimidade divina. A união com Deus é a maneira de ser e de atuar do Carmelo, tanto em seu interior como no apostolado externo”, complementou. E esta é justamente a ideia central do programa de vida dos carmelitas. “Este é o carisma que herdamos desde o princípio da Ordem e que nossos santos místicos, Teresa e João da Cruz, souberam expressar tão bem. Contudo eles não fizeram mais que recolher e acentuar o que, desde as origens elianas, vinha constituindo como a síntese carmelitana”, frisou o promotor vocacional.
Os elementos básicos do Carmelita Carmelita são encontrados na Regra de vida. Na sua introdução está aquilo que é o básico de todas as Ordens e Congregações: “viver no obséquio de Cristo e a Ele servir com coração puro e em boa consciência”. Ser, pois, carmelita, é aspirar à intimidade com Deus, meta sublime que se alcança mediante uma ascensão progressiva.
Eduardo dos Santos, de 19 anos, é um dos jovens de Lagoa da Canoa (AL) que participou deste encontro. Ele conta como foi a sua experiência:
“Participar deste encontro vocacional foi uma experiência incrível e única. Só amamos o que conhecemos, e conhecer a história do Carmelo mais a fundo, a história e exemplos dos santos, me fez amar ainda mais e querer viver este ideal de vida. Um ideal que tem formado grandes santos e também salvando almas, junto com a intercessão da Mãe do Carmelo, a Virgem do Carmo. (…) Esse encontro, com tantos ensinamentos de santidade, me fez ver mais além. Pude com ele crescer mais um pouco espiritualmente. Estou ansioso pelo próximo!”
>>> Saiba mais sobre a espiritualidade carmelitana
Os próximos encontros vocacionais que já estão marcados serão:
No mês de maio: dias 25 a 27, na Região São Paulo, com o tema: “Regra, ser irmão e fraternidade”.
No mês de junho: dia 9, no Rio de Janeiro, com o tema: ” Itinerário Espiritual da Ordem do Carmo – História, Maria e os Santos”; dias 8 a 10, em São Paulo, e dias 29 de junho a 01 de julho, em Belo Horizonte, a Pré-Convivência.
Comments0