ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A seta
Essa é a primeira “pergunta embaraçosa” que sempre se faz a respeito da Bíblia. É a primeira contradição que, ao contato um pouco mais intenso com a Bíblia, desperta a curiosidade das pessoas. Diz o livro do Gênesis que Adão e Eva tiveram dois filhos, Caim e Abel. Caim matou Abel. Pouco depois diz o Gênesis que Caim se casou, teve filhos e filhas e fundou uma cidade! Como? Com quem se casou, gerou filhos e começou uma cidade? Então é mentira que só havia Adão e Eva e seu filho Caim!
A meta
A Bíblia não é um livro de história. A verdade da Bíblia não é a verdade histórica. Essas estórias dos 11 primeiros capítulos do livro do Gênesis não se baseiam em tradições de origem histórica, nada têm de histórico a não ser que a humanidade teve um começo e viveu muitas peripécias.
Os autores desses capítulos da Bíblia nem mesmo se preocupam em fazer que sua estória seja aceitável, sem incoerências. Assim é que o autor da narrativa sobre Caim e Abel, escrita no tempo do rei Salomão, não se preocupou em dizer onde Caim teria arranjado uma esposa.
Comments0