ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
É uma forma de comunicação simples, mas podemos, através dela expressar nossos pensamentos, sentimentos, emoções, questionamentos, conhecimentos, reflexões, conteúdos…
Costumamos dizer que a Bíblia é uma grande carta, escrita por Deus a seus filhos amados.
Realmente, é uma grande carta onde “Deus, em sua bondade e sabedoria, quis revelar-se a si mesmo… Deus fala aos homens como amigos e com eles conversa..”(DV 2)
“Deus fala, partindo de algo que os homens já conhecem, que pertence à experiência deles, e procura levá-los a descobrir e compreender algo novo do seu ser, do seu amor, da sua vontade ” (CR 48)
A Bíblia revela as Palavras de Deus expressas em língua humana. Deus se faz Palavra e habita no meio de nós. Ele se torna diálogo afetivo e efetivo. Nele o ser humano se entende e se compreende.
a) A carta na catequese ganha importância, como meio para:
– conhecimento de outras pessoas, colegas e grupos de catequizandos;
– troca de ideias, sugestões;
– intercâmbio de conteúdos, conhecimentos, aprofundamento de temas;
– exercitar a troca de experiências a respeito da vida, da fé, da amizade, de valores;
– recordar, avaliar conteúdos já trabalhados;
– ser uma forma de comunicação entre: catequistas; grupos de catequizandos com outros; crianças, jovens com seus pais; catequizandos e pároco;
– a correspondência pode ultrapassar as fronteiras da própria paróquia. Basta que haja motivação e interesse para estreitar o diálogo, usando a escrita.
b) Exemplo de correspondência:
Caríssimos Catequistas,
Como vão? Nós estamos muito felizes com que estamos aprendendo na nossa escola catequética.
Já aprendemos que catequese é um processo permanente, que o centro é Jesus Cristo! É uma caminhada de fé e não simples doutrina.
A Bíblia é a fonte principal da educação da fé. Ela prepara o catequizando para assumir o seu papel na sociedade, como verdadeiro cristão. E vocês, como estão se preparando? Gostaríamos de saber.
Estamos nos colocando à sua disposição para troca de experiências.
Abraços do Grupo Renovado.
Catequistas da Paróquia de Palhoça
Avenida Barão do Rio Branco, 203
88130-000 Palhoça – SC
Esquema de Trabalho
– Motivar e convidar os catequizandos a escrever, de forma conjunta uma carta a outro grupo de catequizandos, recordando algum assunto trabalhado;
– Escolher o tema: de conteúdo (Jesus Cristo, batismo, bíblia, vocação, missionário…); de festa (do padroeiro, pais, mães, crianças…); de aniversário (catequista, pároco, alguém da comunidade);
– Escrever a carta num papel grande que possa ser ilustrada com desenhos;
– Escrever, no final, o nome de todos os participantes;
– Redigir, em clima de alegria, criatividade, participação, simplicidade;
– É importante que todos os participantes deem a sua opinião e que possam ter aprendido algo sobre os conteúdos repassados;
– Enviar a carta a um grupo, que dê certeza de resposta;
– Fazer uma avaliação final, percebendo a contribuição de cada um, a partilha, o respeito e a experiência de vida e fé vivida.
Comments0