ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Nesta seção, colocaremos em pauta a metodologia da catequese. A cultura atual exige da catequese uma maneira nova de educar a fé. Isso também nos pede a Igreja através de vários documentos.
A catequese precisa estar mergulhada na vida sociopolítica e eclesial, ter sensibilidade pelo que está “no ar” e estar preparada para o imprevisível. Também precisa estar sempre a caminho, com novas perguntas e respostas, maneiras de questionar e responder. Precisa ser capaz de lidar com a incerteza e a complexidade da vida atual.
Outra exigência para a educação da fé, hoje, é levar a sério as novas sensibilidades e expectativas dos interlocutores (catequistas e catequizandos). Isso supõe que a proposta cristã (Anúncio) seja apresentada de modo claro, convincente, motivador. Sobretudo, numa linguagem que realmente comunique e que faça sentido para a vida.
Nós nos descuidamos demais da catequese com adultos e jovens. Investimos muito só na catequese com crianças. É preciso orientar um jeito novo de educar a fé de jovens e adultos, sem esquecer o engajamento na transformação da realidade.
Enquanto catequistas precisamos ter sempre postura compreensiva, acolhedora, cultivando o diálogo e a abertura ao novo. No mundo atual o Testemunho e a Vida Comunitária são muito mais significativos para os catequizandos, jovens, adultos ou crianças.
Uma das prioridades do grupo de catequistas é zelar pelo estudo, pesquisa, reflexões, sobretudo sobre a Catequese na Cidade, que exige novos métodos, nova linguagem, novo jeito de apresentar a mensagem cristã. Não basta levar um conteúdo pronto (nem na formação de catequistas); trata-se de interpretar o que se vive – pessoalmente, na família, na sociedade – à luz da fé e em comunidade.
Na formação de catequista é essencial resgatar a paixão pelo Cristo e a fascinante aventura de segui-lo. A Catequese é caminho para o discipulado e a missão. Considero também urgente resgatar a Alegria de Ser Catequista, de Ser Filho(a) de Deus, de ser membro da Igreja e de estar a Serviço do Reino.
Enfim, nas trilhas da catequese hoje é preciso despertar o amor pela Palavra de Deus e incentivar o conhecimento Bíblico, a leitura orante da Bíblia, os grupos de Reflexão Bíblica.
Tendo presentes essas perspectivas metodológicas é que iremos refletir e dar indicações, para um novo jeito de educar a fé na contemporaneidade.
Comments0