ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Vamos conhecer a história dos juízes, reis e profetas do Antigo Testamento?
Depois que o povo israelita voltou para a terra prometida, foi governado, durante muito tempo por Juízes, sempre escolhidos por Deus.
Vendo, porém, que todos os outros povos eram governados por um rei, manifestaram esse desejo ao Juiz Samuel, que os governava.
Samuel então pediu a Deus, em oração, e o Senhor lhe ordenou que ungisse Saul, como primeiro rei, mas Saul foi infiel.
Deus então ordenou a Samuel que ungisse Davi, como rei de Israel. E Davi reinou durante 40 anos. Apesar de seus erros e fraquezas, o rei Davi procurou ser fiel a Deus e era muito piedoso. Escreveu belíssimas orações em forma de poesias, chamadas Salmos, nas quais louva a Deus e anuncia a vinda do Messias, que Deus prometera nascer de sua descendência.
Seu filho Salomão o sucedeu, mas antes pediu a Deus sabedoria para governar o povo, e foi atendido. No seu reinado foi construído o belíssimo Templo de Jerusalém.
Mas depois, Salomão e outros reis não foram fiéis a Deus e à Sua Aliança. A decadência moral e espiritual manifestava-se cada vez mais. O povo foi deixando de lado os mandamentos de Deus, uniu-se a povos estrangeiros, cometeu pecados. Então houve desunião, lutas e o reino se dividiu em reino do norte (Reino de Judá) e reino do sul (Reino de Israel).
Os reis de Israel foram infiéis e adoraram deuses falsos, por isso foram castigados. Foram invadidos; parte do povo foi deportada para a Assíria e outra dispersada pelo mundo e suas terras povoadas por outros povos.
Alguns reis de Judá foram fiéis, outros não e em 587 a.C. Nabucodonosor, um rei Assírio, invadiu Jerusalém, destruiu seu Templo e levou o povo em cativeiro para a Babilônia.
50 anos depois, os israelitas puderam voltar para a terra prometida e foram morar numa parte da Palestina chamada Judéia, onde reconstruiram o templo.
Deus então, no seu constante amor pelo povo escolhido, mandou-lhes profetas para lhes mostrar os erros e suas consequências e a necessidade de que o povo se arrependesse e cumprisse os mandamentos da Lei de Deus. Profeta significa: “aquele que fala em nome de Deus”, “fala com entusiasmo”, “fala com força”.
Os profetas ajudaram o povo de Deus a esperar com alegria e confiança a vinda do Salvador Jesus, o Filho de Deus. É pelo Novo Testamento que sabemos como a promessa de Deus se realizou plenamente. “Os profetas anunciam uma redenção radical do Povo de Deus, a purificação de todas as infidelidades, uma salvação que incluirá todas as nações. Serão, sobretudo, os pobres e os humildes do Senhor, os portadores desta esperança. As mulheres santas como Sara, Rebeca, Raquel, Miriam, Débora, Ana Judite e Ester mantiveram viva a esperança da Salvação de Israel. (CIC 64)
Houve ainda o último profeta que viveu na mesma época de Jesus. Foi João Batista, primo de Jesus, filho de Isabel. A todos anunciava que o Messias já estava no mundo e que todos precisavam fazer penitência e mudar de vida para poder encontrá-lo e reconhecê-lo!
Pense bem:
No encontro de hoje, vimos que Deus escolheu alguns amigos a fim de preparar o seu povo para a vinda do Salvador.
Hoje, nós também somos chamados para falar do Amor de Deus a todos, ajudar as pessoas que vivem ao nosso lado, consolar os tristes, ajudar os necessitados, acolher os excluídos.
Você também quer ser amigo de Deus?
Vamos celebrar:
Catequista: Em nossa vida diária, muitas vezes sentimos a necessidade de fazer o bem, ajudar, corrigir, consolar e animar as pessoas, revelando e falando sobre o Amor de Deus. Nestas horas pensemos nos profetas e peçamos a Deus a graça de imitar suas atitudes.
Voz 1: Quando encontramos alguém entristecido, sem ânimo para enfrentar seus problemas,
Todos: Ajuda-nos, Senhor, a levar-lhe uma palavra de esperança.
Voz 2: Quando virmos alguém ser injustiçado e excluído por outros,
Todos: Ajuda-nos, Senhor, a valorizar sua dignidade de filho de Deus.
Voz 3: Quando os meios de comunicação anuciarem a vilência, a discórdia, a desunião,
Todos: Ajuda-nos, Senhor, a sermos construtores da paz.
Voz 4: Quando a sociedade valorizar excessivamente o consumo, o prazer, o egoísmo,
Todos: Ajuda-nos, Senhor, a comunicar seu amor generoso e comprometido.
Voz 5: Quando alguém nos ridicularizar por causa de Ti.
Todos: Ajuda-nos, Senhor, a darmos nosso testemunho com convicção e alegria.
Atividades:
1) Procure no caça-palavras, personagens bíblicos que conhecemos hoje e depois escreva os seus nomes na coluna certa:
2) Leia novamente o texto e escreva sobre a importância destes personagens bíblicos para a história da Salvação:
Juízes: ____________________________________________
Davi: _____________________________________________
Salomão: __________________________________________
Profetas: __________________________________________
Divirta-se:
RUA DR. MÁRIO RAMOS- 222/103