ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
O que é espiritualidade?
Pode-se dizer que espiritualidade é a atitude (compreendendo convicções e práticas) que o homem assume frente aos valores espirituais (Deus, a alma humana, a imortalidade póstuma…). Este vocabulário é de uso recente. Os antigos falavam de Ascese e Mística ou simplesmente de vida espiritual, vida cristã.
Os valores espirituais nos tempos atuais
Nos tempos atuais, registra-se um significativo retorno aos valores espirituais. Existe dentro de todo ser humano uma abertura congênita para o infinito, abertura que nenhuma criatura é capaz de preencher. Nem o cientificismo, nem a civilização industrial conseguiram dar respostas às aspirações à vida, à verdade e ao Amor. O homem contemporâneo volta aos valores espirituais e os proclama nas diversas camadas socioculturais, ainda que de forma mais emotiva do que racional. Três são as principais manifestações:
1. Recurso ao ocultismo e seus derivados (magia, astrologia, horóscopo, quiromancia, necromancia ou pretensa comunicação com os mortos).
2. Interesse pelas crenças orientais. De cunho panteísta, pois identifica a divindade, o mundo e o homem entre si. Expressas no budismo, no hinduísmo, na yoga e na acupuntura.
3. Nova Era. Aglomerado de princípios filosóficos e religiosos que contesta “os velhos e falidos valores do Ocidente”.
Conclusão deste panorama
Estudar os caminhos da espiritualidade é atender ao que há de mais próprio no ser humano. Feito pelo Absoluto e marcado com o sinal do Absoluto em seu coração, todo homem é um peregrino do Absoluto e por isso tende a encontrar o que “o olho jamais viu, o ouvido jamais ouviu, o coração do homem jamais percebeu” (1 Cor 20,9).
Existem diversas escolas de espiritualidade. Neste curso trataremos da espiritualidade católica que tem como característica fundamental o enfático convite de Deus para que o homem mais e mais procure a união com Ele, que é Pai e amor.
“Todos os fiéis cristãos, por conseguinte, em suas condições de vida, em suas ocupações e circunstâncias e por meio de tudo isso, se estarão santificando dia a dia sempre mais, se tudo aceitarem com Fé das mãos do Pai celestial e cooperarem com a Vontade divina, manifestando a todos, no próprio serviço temporal, a Caridade com que Deus amou o mundo”. (CVII, Const. LG 41)
Fonte: Site Catequisar
Comments0