ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Além dos sete dons, o Espírito Santo, dá outros dons espirituais chamados de carismas. São dados gratuitamente pelo Espírito Santo.
Os carismas não são dados apenas para crescimento individual do indivíduo, mas para crescimento da comunidade. Assim, há o dom de ensinar, o dom do ministério, o dom da exortação, o dom de presidir etc.
Todos esses dons devem ser manifestados com simplicidade e humildade. (1Cor 12, 4-11)
Sempre que o Espírito Santo concede um carisma a uma pessoa, Ele visa um fim: O de edificar a Igraja de modo, que todos que a ela se congregue possam usufruir desse carisma.
Lembremo-nos de um recado de São Paulo:
“Dai de graça o que de graça recebestes.”
Todo dom não é mérito da pessoa, mas do Espírito Santo. Todo dom deve ser colocado a serviço da comunidade. Toda pessoa recebe do Espírito Santo algum dom.
Qual é o seu dom?
Os frutos do Espírito Santo(Mt 21, 17-20 / Jo 15, 1)
Assim como a figueira e como a videira, o crismando deve produzir frutos e bons frutos, pois como diz Jesus em Mt 7, 20 “pelos seus frutos o conhecereis”, o crismando deve fazer as boas obras ,com o Espírito de Deus, e não com segundas intenções. Portanto, não somente as nossas obras devem ser BOAS, mas também as nossas intenções.
Assim como o Adubo colocado aos pés de uma árvore o faz (ou não) produzir frutos, a graça de Deus derramada nos corações dos crismandos, faz produzir bons frutos. Porém, é necessário que o crismando se predisponha a receber este adubo, que é a graça de Deus, porque depende unicamente do homem, já que a graça de Deus é dada gratuitamente àquele que pedir e fizer por merecer.
Quais são os frutos do Espírito Santo?
Para falar dos frutos do Espírito Santo é preciso antes falar dos frutos da carne. São eles:
Fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdia, partidos, invejas, bebedeiras, orgias etc.
A estes antepõem os frutos do Espírito Santo, que são:
Caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, concórdia, fidelidade, brandura, temperança, pureza, amizade, unidade etc.
Comments0