ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Atendendo pessoas, percebo que no momento atual enfrentamos uma epidemia de insegurança. Sei o que ela faz a uma pessoa, principalmente às pessoas que foram feridas. Buscam a aprovação dos outros para tentarem superar os sentimentos de rejeição e baixa estima. Elas são capazes de fazer praticamente qualquer coisa para ganhar a aprovação que se tem, ou que perderam, até mesmo coisas que a sua consciência lhe diz que estão erradas.
Como qualquer viciado (dependente de qualquer coisa, pessoa, situação que o escravisa), as pessoas inseguras correm atrás de uma “dose” quando começam a tremer. Se uma pessoa é viciada em aprovações, ela terá uma preocupação fora do comum sobre isso, fazendo com que uma enxurrada de pensamentos sobre o que as pessoas pensam a seu respeito invada sua mente.
Mas graças a Deus, temos uma notícia em amor: ninguém precisa sofrer com a insegurança. Há cura para o viciado em querer agradar a todos. A Palavra de Deus diz que podemos estar seguros através de Jesus Cristo: “Que Cristo habite pela fé em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade” (Efésios 3,17).
Isso significa dizer que somos livres para sermos nós mesmos e para nos tornarmos tudo o que podemos SER NELE. Quando estamos seguros, aprovamos a nós mesmos, temos confiança e nos aceitamos e amamos de uma forma equilibrada. A segurança nos permite atingir o nosso potencial e cumprir a vontade de Deus que reservou para nós.
Posso dizer que, durante a minha vida, aprendi e estou aprendendo que a vontade de Deus para cada um de nós é que sejamos PESSOAS/CRISTÃOS/CONSAGRADOS, seguros. Isso porque a falta de autoconfiança nos atormenta, nos afasta das bênçãos de Deus.
A base desta autoconfiança é sabermos e termos a certeza que somos em CRISTO AMADOS POR DEUS.
Quem nunca sofreu um abuso, seja por palavras ou atos? O sentimento que ele nos causa é horrivel. E ele pode crescer em nós, se não olharmos por meio das lentes de Cristo. “Aquele que não conheceu o pecado Deus o fez pecado por nós, para que nós nos tornássemos justiça de Deus” (2 Cort 5,21).
Quando não estamos ENRAIZADOS e FIRMADOS em seu AMOR, não saberemos o que podemos encontrar com a libertação que este amor pode nos oferecer, no que toca a busca de aprovações neste mundo. O apostólo Paulo diz aos Efésios: “Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos.” (Ef 2,10).
De acordo com a Sagrada Escritura, uma verdade nos é dada, que pelo batismo toda criatura que aceitou Jesus, no processo de amadurecimento no conhecimento de sua Palavra e procurando vivê-la com a ajuda do Espírito Santo, é uma nova criatura. Creio que à medida que amamos em execução a poderosa Palavra de Deus encarnada que é Jesus, apreendendo que somos valiosos pra Deus nele, seremos mais felizes na vida que optamos.
Ficar inseguro diante da vida é o que o “ladrão” deseja. Nunca esqueça que ele (o ladrão, o divisor) só quer roubar nossa alegria. Na verdade o “ladrão”, ele que é inseguro porque trás o medo de perder. Ele nunca conquista nada. Ele apenas rouba. Jesus não é ladrão. Ele nos conquistou em amor.
Por isso, confie em Jesus. Coloque sua vida nas mãos Dele.
Ore por mim.
Frei Rothmans Campos, O.Carm.
Comments0