ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Está acontecendo a quinta edição do ALACAR (Associação Latino Americana dos Carmelitas). O encontro teve início no dia 6 de novembro e será encerrado no próximo domingo (11). Estão reunidos representantes da família carmelitana: freis, freiras e monjas da Ordem do Carmo, da Ordem Carmelita Descalça, de diversas outras congregações carmelitanas, e leigos da Ordem Terceira.
Com o tema “Mártires de ontem, para o Carmelo Latino-Americano de hoje: Beato Frei Tito Brandsma, Santa Edith Stein e Dom Oscar Romero”, o encontro acontece na Casa Arquidiocesana Maria de La Alta Gracia, em Santo Domingos, na República Dominicana. Estão presentes o Prior Geral da Ordem do Carmo, Frei Fernando Millan Romeral, O.Carm.; o Conselheiro Geral para as Américas, Frei Raúl Maraví Cabrera, O.Carm.; e o Prior Provincial da Província de Santo Elias, Frei Evaldo Xavier, O.Carm. Também participaram representando a Província os freis Donizetti Barbosa, O.Carm., e Petrônio de Miranda, O.Carm.
A programação deste ano inclui palestras, momentos de oração, reflexão em grupos, celebração eucarística e jornadas de fraternidade, com visitas guiadas.
No dia 7 de novembro, Frei Evaldo Xavier falou ao Olhar Jornalístico sobre a importância do tema do V ALACAR e destacou a conferência do Prior Geral da Ordem dos Carmelitas Descalços, Frei Savério Cannistrá, OCD: “Antigamente se dizia que os séculos do martírio foram os primeiros séculos do cristinismo, o frei Cannistrá, com muita lucidez, disse que não é verdade. Os séculos do martírio são os Séculos 20 e 21, nos quais milhares de cistãos morreram, e estão morrendo, pela fé, sejam nas guerras ou nas perseguições”, declarou.
Fotos: Frei Petrônio de Miranda, O.Carm.
Comments0