ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Uma das dinâmicas mais comuns em nossas reuniões e encontros é o chamado cochicho, para revelar o que os participantes pensam sobre determinado assunto. Sempre antes da exposição do tema, devemos colocar para o grupo algumas perguntas.
Como poderíamos ouvir todos os participantes depois de um cochicho se o grupo tiver mais de 50 pessoas e se o tema for complicado Logicamente que todos esperam que você, catequista, tenha ideia brilhante para se sair bem. Então, poderíamos ampliar o “cochicho” escrevendo o resultado das nossas reflexões, subdivididas em perguntas em papeizinhos de duas cores.
Exemplo:
• Primeira pergunta: o que é Fé? (escrever a resposta num papelzinho amarelo).
• Segunda pergunta: o que é Vida? (escrever a resposta num papelzinho branco).
Depois, recolha os papeizinhos e, em pequenos grupos, procure resumir as respostas. Um grupo ficará com as respostas escritas no papelzinho amarelo e outro grupo com as respostas escritas no papelzinho branco.
As diferentes cores dos papeizinhos ajudam a separar, rapidinho, as duas perguntas. Depois, no plenário, será colocada a síntese das reflexões de todos os participantes.
No decorrer da reunião, pode-se promover “cochichos” para que o grupo possa se envolver cada vez mais com o tema.
Análise da dinâmica:
O importante num grupo é a participação de todas as pessoas. Descubra sempre novas formas para que todos tenham voz e vez, mesmo se o grupo for grande.
De: Catecriando – 30 dinâmicas de grupo para a catequese. Editora Paulus.
Comments0