ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Com essa afirmação, o Prior Provincial, Frei Evaldo Xavier, O.Carm., iniciou a celebração em que nove frades noviços professaram pela primeira vez os Votos de Pobreza, Castidade e Obediência. A cerimônia foi realizada na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Mogi das Cruzes (SP) e contou com a presença de frades da Província, familiares dos noviços e paroquianos. Também marcou presença o bispo de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini.
Professaram os Votos, nas mãos do Prior Provincial:
Frei Antonio Herberg Rocha Neto, O.Carm.
Frei Igor Marcelo Alves da Silva, O.Carm.
Frei João Afonso Miranda Dias, O.Carm.
Frei João Wanderson de Oliveira Ossola da Cruz, O.Carm.
Frei José Lucas do Nascimento, O.Carm.
Frei Luis Miguel dos Santos Lima, O.Carm.
Frei Mário Vinícius Silveira Ferraz, O.Carm.
Frei Moacir Rodrigo Aparecido Marcos Ribeiro, O.Carm.
Frei Pablo Henrique Junior de Morais, O.Carm.
Dom Pedro dirigiu uma mensagem aos noviços, à Ordem do Carmo e à comunidade presente. Ele agradeceu a presença dos Freis Carmelitas na Diocese de Mogi das Cruzes. O bispo fez memória dos 400 anos de presença carmelitana na região e destacou os frutos da espiritualidade da Ordem do Carmo naquela Igreja particular. Aos noviços, manifestou sua alegria em acolhê-los em sua primeira Profissão de Votos.
“Vale a pena responder ao chamado de Deus, na inspiração de Nossa Senhora do Monte Carmelo, especialmente hoje, na Solenidade da Epifania. Queridos noviços, rezo por vocês, me alegro com vocês e com toda a Ordem do Carmo. Deus lhes abençoe e à toda Província”, disse.
>>> Assista à celebração completa
Após as palavras de Dom Pedro, Frei Evaldo Xavier saudou Frei Marcelo de Jesus, O.Carm., pároco da Igreja Nossa Senhora do Carmo e Mestre de Noviços da Província.
“Frei Marcelo, eu e Dom Pedro agradecemos a você, neste exato momento, diante do povo de Deus e de seus confrades, pela dedicação à Paróquia do Carmo, pelo seu empenho, e ao noviciado. Eu, como confrade e Provincial, agradeço por esses nove noviços, frutos da sua vocação como Mestre. Muito obrigado”, falou Frei Evaldo.
Após a chamada nominal dos noviços, houve a apresentação do pedido deles à Igreja e à Ordem do Carmo: “pela misericórdia de Deus, a pobreza da Ordem, o convívio dos irmãos e a graça de servir melhor a Deus na Ordem dos Irmãos da bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo”. Em seguida, Frei Evaldo Xavier proferiu sua homilia, explicando aos presentes o sentido dos três presentes dados pelos Reis Magos ao Menino Jesus. O Prior destacou que o presente que devemos depositar aos pés do menino Jesus é toda a nossa vida.
“Colocamos todos nós diante do presépio o amor e a vida. A Epifania é a certeza de que Jesus é Rei do Universo; é a certeza de que todos os seres humanos, homens e mulheres, devem ir ao encontro de Nosso Senhor”, pontuou.
Aos se dirigir à comunidade, falando sobre os jovens noviços, destacou:
“Pelos Votos, nesse exato momento, eles dão aqui […] a sua vida, o dom mais precioso que possuem, todo o seu ser, a sua vontade, a sua liberdade. Colocam tudo aquilo que existe de mais caro dentro deles, como os mártires, aos pés do menino Jesus, de Nosso Senhor Jesus Cristo, professando na Ordem de Nossa Senhora do Carmo os Votos de Obediência, Pobreza e Castidade. Entregam-se totalmente a Deus, sem reservas, com dedicação, com transparência e seriedade.”
Após a homilia, seguiu-se o rito da Profissão de Votos e o momento em que cada noviço proferiu seus Votos individualmente. Foi um momento de muita alegria e emoção para toda a comunidade.
Parabenizamos os noviços e nos alegramos pelo sim que oferecem a Deus, à Igreja e ao povo fiel, ofertando toda a sua existência pelo Reino de Deus.
Quer ser um frade carmelita? Sente-se chamado a consagrar toda a sua vida? Entre em contato com a Promoção Vocacional. Preencha AQUI a sua ficha e o Promotor Vocacional, Frei João Paulo, e sua equipe entrarão em contato com você.
Fotos e fonte: Transmissão de Frei Petrônio de Miranda
Comments0