ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Nas histórias antigas dos santos, deparamos com o seguinte exemplo confirmado por São Pedro Damião e outros. O escritor, no caso, foi Eutiquiano, de Constantinopla. Ele narra a história de um seminarista chamado Teófilo, que era benquisto pelos paroquianos. Foi até elevado à dignidade episcopal, mas, dentro de sua humildade, renunciou a isso. Os seus inimigos, porém, levantaram grave calúnia sobre esse seminarista clérigo, que foi destituído. Ele, ao saber da maldade de invejosos, procurou quem o defendesse. Os acontecimentos, porém, precipitaram-se e ele se sentiu desamparado. O seminarista, inexperiente, ficou de tal maneira desgostoso e fora de si que foi procurar o auxílio de um mágico judeu. Este o pôs em comunicação com o demônio, que por sua vez prometeu ajudá-lo, mas, com a condição de ele assinar, de próprio punho, que renunciava a Jesus e a Maria, sua mãe. Teófilo acedeu e assinou a execranda renúncia.
Dias depois, o bispo reconheceu a falsidade das acusações contra Teófilo, restituindo-lhe o cargo que ocupava, mas, o infeliz chorava sem cessar, tendo a consciência dilacerada pelo remorso do enorme pecado que havia feito (renúncia a Cristo).
Finalmente, Teófilo foi à igreja, ajoelhou-se diante da imagem de Maria Santíssima e lhe disse “Ó, Mãe de Deus, não quero me desesperar. Ainda resta vossa bondade. Vós que sois tão compassiva e poderosa para me ajudar”. Durante quarenta dias ficou chorando e invocando a Santíssima Virgem. Uma noite, apareceu-lhe a Mãe de Misericórdia e lhe disse: “Que fizeste, Teófilo? Renunciaste à minha amizade e à de meu Filho e te entregaste àquele que é meu e teu inimigo?”. Teófilo disse: “Há de me perdoar e de alcançar o perdão de teu Filho. Vou rogar a Deus por ti”. Teófilo redobrou as penitências e desabafou, lembrando-se da folha assinada.
Numa noite, ele encontrou a sobre sua cama a folha assinada. Ela folha foi queimada pelo bispo que acompanhava os que mais precisavam.
ORAÇÃO
“Ó, meu Jesus, perdoai-me e livrai-me do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, socorrei as que mais precisarem. Assim seja.”
Comments0