ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Em 1º de janeiro do ano passado, o Papa Francisco dirigiu a todos a sua mensagem de ano novo, desejando um ano de solidariedade fraterna e de paz.
No dia consagrado a Santa Maria, mãe de Jesus, em que se celebra também o Dia Mundial da Paz, o Pontífice disse que “Começamos o ano novo colocando-nos sob o olhar materno e amoroso de Maria Santíssima. Seu olhar amoroso nos encoraja a usar o tempo que nos foi dado pelo Senhor para o nosso crescimento humano e espiritual. Que seja um tempo para remover os ódios e as divisões, e existem muitas, que seja um tempo para sentir que somos todos mais irmãos e irmãs, que seja um tempo para construir e não para destruir, cuidando uns dos outros e da criação. Um tempo para fazer crescer, um tempo de paz”.
“SOMOS TODOS CHAMADOS A REALIZAR A PAZ”
O Santo Padre se referiu ao grande drama vivido pela humanidade: “Os dolorosos acontecimentos que marcaram o caminho da humanidade no ano transcorrido, especialmente a pandemia, ensinam a nós como é necessário interessarmo-nos pelos problemas dos outros e compartilhar suas preocupações. Essa atitude representa o caminho que leva à paz, pois favorece a construção de uma sociedade fundada em relações fraternais.
Cada um de nós, homens e mulheres de nosso tempo, é chamado a realizar a paz: cada um de nós.
Não sejamos indiferentes a isso. Somos todos chamados a realizar a paz e a realizá-la todos os dias e em todos os ambientes da vida, estendendo a mão ao irmão que precisa de uma palavra de conforto, de um gesto de ternura, de uma ajuda solidária. Para nós, essa é uma tarefa dada por Deus. O Senhor nos dá a tarefa de sermos operadores de paz”.
A PAZ DEVE COMEÇAR EM NÓS
Francisco ressaltou que, acima de tudo, “A paz pode ser construída se começarmos a estar em paz conosco, em paz por dentro, no coração, conosco e com aqueles ao nosso redor, removendo os obstáculos que nos impedem de cuidar dos que se encontram necessitados e na indigência”.
Ele também alertou para o fato de que a paz não é somente a ausência de guerra. Ela está na vida, numa vida rica em sentido, que é conseguida por meio da realização pessoal e da fraternidade.
“Que a Virgem Maria, que deu à luz o ‘Príncipe da Paz’, e que o mima com ternura em seus braços, obtenha para nós do Céu o precioso bem da paz, que não podemos perseguir plenamente apenas com a força humana”, disse ainda o Papa Francisco.
INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE CONFIADAS À SUA REDE MUNDIAL DE ORAÇÃO
Educar para a fraternidade.
Rezemos para que todas as pessoas que sofrem discriminações e perseguições
religiosas encontrem nas sociedades onde vivem o reconhecimento
dos próprios direitos e da dignidade que nasce de ser irmãos.
Comments0