ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A nossa vida é marcada por desafios, alguns grandes a ponto de exigir de nós esforços quase além das nossas forças, outros, humanamente mais brandos. Em minha existência, desconheço aquele que tenha vivido sem deparar com situações que lhe exigissem a saída de seu lugar – de conforto ou não – para o enfrentamento das adversidades que insistem em bater à porta.
Cada ser humano, nas mais diversas fases da vida, vai deparar com desafios.
Se perguntarmos a uma criança do colegial sobre seus problemas, certamente teremos as situações escolares como resposta. Se a pergunta for feita para um adolescente prestes a encerar o ciclo da educação básica, saberemos que, na maioria das vezes, suas energias estão voltadas para a escolha da profissão, a entrada na universidade e os encaminhamentos da vida juvenil que se aproxima. Já se a mesma indagação for feita para um pai ou mãe de família, os seus desafios, certamente, estarão ligados à criação dos filhos e ao mundo do trabalho. Enfim, todos temos os nossos desafios, ninguém está isento deles.
Essa inquietação é trazida à tona no Evangelho de João 16,33: “No mundo tereis tribulações”. A fala do Mestre de Nazaré é a expressão daquele que conhece a realidade da vida humana. Ele sabia sobre a nossa realidade e, ciente disto, assinala que somente nele encontraremos a verdadeira paz. É importante destacar que a paz pregada por Cristo não é a de uma vida sem tribulações, antes é a promessa de que, mesmo em meio a todas as adversidades da vida, aquele que confia no Cristo pode atravessá-las com segurança, pois o Mestre caminha com ele.
As dificuldades e tribulações não deixarão de existir, é tolo aquele que acredita que é possível viver sem elas. Basta recordarmos do episódio narrado pelos sinóticos no qual o Cristo acalma o mar. As adversidades do mar não mudaram por si só, foi a presença e a ordem de Jesus que as transformou. A partir dali os corações dos discípulos já não estavam mais preenchidos pelo medo. O temor cedeu lugar à fé.
A presença do Mestre ao longo do caminho é condição fundamental para prosseguir. Foi assim com os discípulos e se repete com cada um de nós. A grande lição está em acreditar piamente que é possível vencer as adversidades, pois o Mestre adverte “tende coragem, eu venci o mundo” (Jo 16,33) e ainda “Eu estarei convosco todos os dias” (Mt 28,20). Confiemos, Ele é fiel e caminha conosco.
Comments0