ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A catequese é uma obra essencial para a Igreja e, por isso, requer um planejamento coerente com a realidade e seus interlocutores para promover o anúncio do Evangelho e testemunhar a vida e as atitudes de Jesus Cristo.
O Diretório para a catequese, promulgado em 2020, atualiza as orientações gerais para a catequese na Igreja ao redor do mundo inteiro. Com esse texto, temos uma tarefa a desempenhar no sentido de promover “(…) a formação para a vida de fé. Com efeito, esta transmite-se com o encontro interpessoal e alimenta-se na esfera da comunidade” (apresentação do Diretório para a catequese).
Pensar o tema do planejamento atrelado à evangelização corresponde a assumir “A exigência de exprimir a fé com a oração litúrgica e de a testemunhar com a força da caridade obriga a saber ultrapassar o caráter fragmentário das propostas para recuperar a unidade originária do ser cristão (apresentação do Diretório para a catequese).
Do pensamento acima, queremos destacar duas expressões muito importantes e atuais para fazer catequese hoje: esfera da comunidade e caráter fragmentário.
A obra Catequese e planejamento: organização e mística na ação evangelizadora tem o objetivo de proporcionar conteúdos e técnicas para o fortalecimento do hábito de planejar a ação catequética para responder aos anseios da pessoa humana e atender aos desafios da realidade atual, à luz do Evangelho.
Esses conteúdos, contudo, direcionam-se à comunidade por inteiro, requerendo a participação ativa de todos os fiéis, dos diferentes ministérios, laicais ou ordenados, em vista do anúncio do Evangelho em cada realidade, cultura e situações.
O livro se destaca por seu caráter teórico-prático, quando oferece pistas e dicas concretas para aplicar os conceitos abordados na comunidade onde catequistas e lideranças atuam. Por esse motivo, como exige o Diretório para a catequese, o tema do planejamento precisa atender à vida em comunidade, local onde Jesus é anunciado, testemunhado e seguido com coragem e alegria.
Planejar é tomar decisões e a decisão que hoje lideranças e catequistas precisam assumir é ultrapassar o modo de ser Igreja em gavetas, fragmentando o dom do Espírito Santo, e redescobrir a maravilha de dividir tarefas e compartilhar responsabilidades.
Em cada capítulo, a Palavra de Deus é a base da reflexão para a compreensão da necessidade e da aproximação urgente de catequistas e lideranças com a prática do planejamento, que precisa estar fundamentado no mandato missionário do mestre Jesus: “Ide e anunciai a Boa-Nova” (Mc 16,15).
O diferencial do livro é a junção de reflexões teológicas sobre a vocação batismal de todos os fiéis com os conceitos técnicos do tema do planejamento. De fato, propõe-se aprender com os saberes das diferentes ciências para aprimorar a obra evangelizadora da Igreja.
Enquanto catequistas e lideranças, o conhecimento adquirido por meio da obra Catequese e planejamento: organização e mística na ação evangelizadora ajudará a transformar conceitos e práticas em vida concreta, deixando-se moldar pelos dons do Espírito, com docilidade e ternura em cada gesto, em cada encontro, em cada atitude diária.
Comments0