ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A visão é um dos cinco sentidos e tem uma grande relevância. Com ela podemos perceber o que acontece ao nosso redor, tornando-se fundamental para o nosso dia a dia. Além disso, as células com o maior metabolismo são encontradas no sistema ocular. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), presentes no documento As condições da saúde ocular no Brasil 2019, elaborado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), atualmente a cegueira atinge cerca de 39 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 1,5 milhões delas no Brasil. Segundo o mesmo documento, de 60% a 80% dos casos de cegueira poderiam ser tratados ou evitados.
O cuidado com a visão é abordado na campanha de conscientização Abril Marrom, que incentiva a prevenção e o cuidado, mostrando a importância desse sentido e, com isso, prevenindo doenças como a catarata e o glaucoma, que podem levar à cegueira, além de lutar pela reabilitação e inclusão de pessoas portadoras de deficiências visuais na sociedade, proporcionando uma vida melhor e o mais normal possível.
A campanha surgiu em 2016 por conta do oftalmogista e ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, professor doutor Suel Abujamra. O mês escolhido, abril, também traz a comemoração do Dia Nacional do Sistema Braille no dia 8, data de nascimento de José Álvares de Azevedo, que trouxe o alfabeto braile para o Brasil e o marrom foi escolhido por ser a cor da íris mais presente nos brasileiros.
É muito importante conscientizar a população de que as doenças da visão são, em sua grande parte, reversíveis e que muitos hábitos cotidianos podem ajudar na prevenção. Confira alguns exemplos:
Comments0