ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Na catequese de Jesus, encontramos espaço para um rico e profundo aprendizado. Com temas muito variados e fundamentais, Jesus nos ensina como revelar o amor de Deus. Vamos descobrindo traços da pedagogia de Jesus em suas palavras e atitudes, que nos ajudam na compreensão de que sua catequese, pedagógica e mistagógica, quer alcançar o coração de tantos homens e mulheres que se reúnem para escutar sua mensagem.
Uma catequese acolhedora compartilha a mensagem de Jesus para que os catequizandos se encantem e se comprometam com o projeto de vida proposto por Jesus.
Quando a catequese é fraterna, aproxima as pessoas para uma experiência de comunhão com o Senhor. Já uma catequese orante favorece o crescimento espiritual de todos os envolvidos num caminho de mística e de participação.
Não podemos deixar de lembrar que a catequese, também, tem outra dimensão importante, ela é libertadora; forma a consciência e desperta na pessoa o desejo de pertencer à comunidade de fé e de se engajar nos serviços e ministérios da vida cristã.
Em 2022, a Campanha da Fraternidade (CF), com o tema “Fraternidade e educação” e o lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26), quer nos colocar diante da realidade da educação em nosso país neste tempo oportuno de conversa do coração que é a Quaresma.
Com isso, chamados a uma reflexão e profunda conversão; podemos, apoiados na catequese de Jesus, encontrar caminhos para uma catequese viva e motivadora. Ele nos ensina o valor da escuta, a importância de conhecermos e respeitarmos as fragilidades humanas para seguirmos seus passos em vista da comunhão.
No Evangelho de João, encontramos uma passagem que narra o diálogo de Jesus com autoridades (mestres da lei e fariseus). Nessa passagem (cf. Jo 8,1-11), Jesus, educador, mostra que sua pedagogia difere do modo dos fariseus, porque conhece muito bem as Escrituras e as torna palavra viva com o seu modo de agir.
Queridos catequistas, precisamos aprender com Jesus, mestre e educador.
“Jesus educador entra naquela realidade conflitiva. Enxerga criteriosamente o problema, escuta e sente o pavor daquela mulher e os argumentos dos seus justiceiros. Jesus não polemiza, não acirra ânimos, não pensa o problema de modo isolado. Antes, procura escutar em silêncio o que dizem. Depois, em diálogo, conduz pedagogicamente todas as partes envolvidas para que sintam e reflitam sobre as fragilidades humanas, às quais todos estão sujeitos. Quando todos aprendem a complexidade da própria situação em que estão envolvidos, as atitudes e a realidade se transformam.” (Texto-base da Campanha da Fraternidade 2022, 21)
Com Ele, aprendemos que a vida humana precisa ser respeitada e cuidada. Precisamos nos colocar no lugar do outro. No ministério da catequese, vamos encontrar pessoas cansadas e abatidas por terem sido rejeitas, humilhadas e maltratadas por outros. Nossa missão é anunciar Jesus Cristo para que todos encontrem a sua paz. Assim como Jesus agiu como pacificador sejamos instrumentos da misericórdia divina.
Falamos com sabedoria, quando:
Ensinamos com amor quando:
A catequese é espaço de vida e de educação na fé, lugar de transmissão de conhecimentos e ensinamentos, dando aos catequizandos condições para que façam a melhor escolha para a perseverança no relacionamento com Deus. Graças ao anúncio querigmático, despertamos para o acolhimento da mensagem atraente de Jesus.
Escutando sua voz, vamos renovando a esperança e a vida da comunidade, descobrindo o sentido da busca. É no encontro pessoal com Jesus Cristo que entendemos o chamado para sermos seus discípulos missionários.
Nesse grande mutirão de fraternidade e solidariedade, cuidemos para que a nossa unidade reflita o nosso coração renovado e motivado para um novo agir. Catequese é falar de fé! Um processo complexo de transmissão da fé na desafiadora missão que recebemos.
Continuemos juntos no caminho do discipulado!
Comments0