ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
O convento faz parte do “Conjunto do Carmo em Santos”, formado pela igreja dos frades (do século XVI – 1599) e da igreja da Ordem Terceira (do séc XVIII – ). É considerado como um dos mais antigos relicários do barroco brasileiro, sendo considerado Patrimônio Nacional desde 1940.
Atualmente passando por obras de restauração, a igreja do Convento foi tombada pelo Condephaat em 1981 e pelo Condepasa em 1990. Os altares dourados em madeira são de estilo barroco e adornados por imagens devocionais do século XVIII. No presbitério possui cadeirais em jacarandá que eram utilizadas para a celebração do ofício dos frades. Também em destaque possui as telas de Benedito Calixto e belíssimos tocheiros.
As igrejas dos freis e da Ordem Terceira são unidas por torre com campanário criando uma fachada incomum no barroco revestida de azulejos marianos originais do século XIX.
Fonte: memoriasantista.com.br/
Comments0