ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A felicidade é uma busca incessante de todas as pessoas desde o momento que têm compreensão de si mesmas. Foi para isso que Deus nos criou, para sermos felizes!
Pensando nisso, separamos aqui dez dicas do Santo Padre para ter uma vida mais feliz.
1) Viva e deixe viver
Há uma velha expressão italiana que diz “Viva e deixe viver”. Isso significa não guardar rancor e apenas seguir em frente. A vida é muito curta para guardar qualquer animosidade em relação aos outros. Tente não julgar ninguém e simplesmente aceitar as pessoas pelo que elas são.
2) Dê de si aos outros
Seja mais generoso com os outros e menos afastado. Se alguém pede sua ajuda, considere-se abençoado por ter sido a primeira pessoa em quem essa pessoa pensou. Tente ouvir mais e falar um pouco menos sobre si.
3) Tenha calma
Não tire conclusões ou tome decisões precipitadas antes de pensar por alguns momentos. Tente evitar “ganhar” argumentos, porque você acabará perdendo muito mais. Viva um dia de cada vez e não apresse a vida antes que ela aconteça.
4) A importância do lazer
Passe mais tempo brincando com seus filhos e menos tempo na frente dos aparelhos de televisão e computador. O Papa afirmou que “o consumismo nos trouxe ansiedade”. A vida fora de casa pode fazer maravilhas por você e seus entes queridos. Planeje viagens emocionantes para visitar museus, locais históricos, jardins botânicos e até mesmo eventos esportivos.
5) Domingo deve ser feriado
A maioria de nós trabalha longas horas extenuantes durante a semana, muitas vezes deixando muito pouco tempo para passar com nossas famílias. O Papa considera que os trabalhadores devem ter o direito de folga aos domingos, a fim de passar mais tempo com suas famílias.
6) Encontre maneiras inovadoras para criar postos de trabalho dignos para os jovens
O traço mais importante que qualquer jovem pode ter é a ambição. Adolescentes passam por momentos muito difíceis e confusos em suas vidas. Eles podem ser conduzidos a direções positivas tanto quanto rapidamente podem trilhar caminhos errados. É crucial criar oportunidades de emprego para manter os adolescentes ocupados positivamente e satisfeitos.
7) Respeite e cuide da natureza
A poluição não só é má para o ambiente, mas também para nossas almas. Há muitas praias e florestas que estão cobertas de lixo. O excesso de resíduos pode prejudicar e matar animais inocentes. Sempre as limpe quando for embora e jogue fora o lixo de outras pessoas também. Você fará à mãe natureza um grande favor!
8) Deixe de ser negativo
As pessoas que insultam os outros estão muitas vezes compensando sua falta de autoestima. Em vez de colocar os outros para baixo, tente edificá-los e incentivá-los. A motivação é a força motriz da produtividade e do sucesso. Tente olhar para o lado positivo das coisas e mantenha uma visão positiva da vida. Sorria mais vezes, também.
9) Não ao proselitismo: respeite as crenças dos outros
A pior coisa que você pode fazer é forçar a sua religião ou crenças sobre os outros. Ninguém gosta de ser intimidado a acreditar em algo, independentemente de quanto você acredita nisso. Sempre respeite as crenças dos outros e eles irão respeitá-lo muito em troca. O Papa continuou dizendo que “Nós podemos inspirar os outros por meio do testemunho, para crescermos junto com a comunicação. Mas o pior de tudo é o proselitismo religioso, que paralisa”.
10) Trabalhe pela paz
Embora a paz mundial possa ser um pouco demais para sonhar, você ainda pode se esforçar para manter uma atitude pacífica com os outros e consigo. Tente evitar discussões desnecessárias ou qualquer outra coisa que pode causar tensão no grupo familiar. Lembre-se, a chave para uma vida pacífica está em casa.
INTENÇÃO DO PAPA FRANCISCO
Pelos idosos
Rezemos pelos idosos, que representam as raízes e a memória de um povo, para que a sua experiência e a sua sabedoria ajudem os mais jovens a olhar o futuro com esperança e responsabilidade.
Comments0