ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
INTENÇÃO DO PAPA PARA O MÊS DE SETEMBRO
Todos os meses, o Papa Francisco volta seu olhar para as realidades do mundo e nos convida a rezar pelas famílias, pelos jovens, pelas missões e por várias situações que vivenciamos. No mês de setembro deste ano, sua intenção de oração será pela abolição da pena de morte no mundo: “Rezemos para que a pena de morte, que atenta contra a inviolabilidade e a dignidade da pessoa, seja abolida nas leis de todos os países do mundo”. O assunto é tão importante que existe até mesmo uma delegação para tratar dele, a Delegação da Comissão Internacional Contra a Pena de Morte.
O QUE DIZ O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA SOBRE ESSE TEMA?
Em 2018, Francisco reviu a decisão papal acerca do assunto, reescrevendo o parágrafo de número 2.267 sobre a posição da Igreja com relação à pena de morte: “Durante muito tempo, o recurso à pena de morte, por parte da legítima autoridade, era considerado, depois de um processo regular, como uma resposta adequada à gravidade de alguns delitos e um meio aceitável, ainda que extremo, para a tutela do bem comum”.
Questionado em 2019 sobre a questão da pena de morte e da legítima defesa, o Santo Padre disse que “Não é moral e não pode acontecer. Acredito que isso deve ser unido a uma consciência que se desenvolve cada vez mais. Por exemplo, alguns países não podem aboli-la por problemas políticos, mas fazem uma suspensão que é um modo de dar a prisão perpétua sem declará-la”.
Em comunhão com o Santo Padre, rezemos para que a pena de morte, tal como a conhecemos, seja abolida.
Comments0