ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Neste mês – no dia 22, com as Cinzas – começa nossa preparação para a Páscoa de Jesus. “Páscoa” é o nome da festa judaica que comemora a passagem dos judeus da escravidão do Egito para a Terra Prometida. Quando se usa a expressão “Páscoa de Jesus”, entende-se sua passagem da escravidão da morte para a vida.
Os primeiros cristãos celebravam a Páscoa no domingo, como nós. Era tal a importância que davam à Solenidade da Páscoa de Jesus que passaram a se preparar para ela quarenta dias antes. O que faremos nós a fim de prepararmo-nos convenientemente para a Solenidade da Páscoa?
Durante quarenta dias, cuidaremos também da passagem de nossa vida espiritual, talvez relaxada e sem sentido, para outra, fervorosa no seguimento de Jesus. Tal empreitada exigirá de nós, antes de tudo, muita oração.
Diante do nosso Bom Mestre, que tudo sabe e que nos conhece a fundo, examinemos nossa consciência.
Depois, devemos dar esmola, o que não é apenas ajudar os pobres com dinheiro, mas, lutar contra o egoísmo de satisfazer nossos próprios caprichos e não olhar para os irmãos, como se pode refletir na primeira tentação de Jesus.
Em seguida, devemos praticar o jejum, que não consiste apenas em não comermos, mas, sim, em ajudarmos quem precisa. A segunda tentação do Mestre foi a de Ele escolher entre querer dominar os outros ou servi-los.
Por fim, sua terceira tentação foi a de perder a fé em seu Pai e exigir uma prova de que Ele haveria de cumprir sua Palavra, conforme lhe tinha prometido.
As tentações de Jesus são também as nossas e a última se abate com mais frequência sobre nós quando somos provados pela dor. Jesus nos preveniu de que não ficaríamos isentos de problemas e de sofrimentos, mas, prometeu a nós sua força e presença ao nosso lado.
Como nós, Jesus foi tentado a vida inteira, porém, com uma diferença: Ele jamais se deixou levar ao pecado por nenhuma tentação.
NOTAS MARIANAS
NOSSA SENHORA DE LOURDES
A devoção a Nossa Senhora de Lourdes é muito popular no Brasil. Em 1858, por dezoito vezes, Nossa Senhora apareceu a Bernadette Soubirous, revelando-se como a Imaculada Conceição. Numa dessas aparições, a Virgem pediu que Bernadette bebesse água e se lavasse na fonte onde apenas existia terra árida. Obediente, a moça começou a cavar a terra seca com as mãos, até que água começou a brotar no rochedo.
Comments0