ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A leitura da Bíblia é uma prática essencial na vida de todo cristão. Em uma audiência-geral realizada em 2021, o Papa Francisco ofereceu orientações profundas sobre como abordar a leitura das Sagradas Escrituras, destacando não apenas a importância de ler a Bíblia, mas, também, como fazê-lo de maneira significativa e enriquecedora. As palavras do Papa fornecem insights valiosos para todos os que desejam se aprofundar na palavra de Deus.
A BÍBLIA NÃO É UM ROMANCE
Segundo o Papa, “As palavras das Sagradas Escrituras não foram escritas para permanecer presas nos papiros, nos pergaminhos ou no papel, mas, para serem recebidas por uma pessoa que reza, fazendo-as brotar no próprio coração. A Palavra de Deus chega ao coração”. A leitura da Bíblia, portanto, requer oração e reflexão, permitindo um diálogo entre Deus e o homem. O Papa enfatiza que a Palavra é viva e se relaciona diretamente com as experiências individuais, convidando a uma constante abertura de coração e mente.
APROXIMAR-SE DA BÍBLIA SEM SEGUNDAS INTENÇÕES
O Papa Francisco adverte contra a recitação mecânica dos versículos, afirmando “Fico incomodado quando ouço cristãos que recitam os versículos da Bíblia como papagaios. Você encontrou o Senhor naqueles versículos? Não é um problema apenas de memória, mas, de memória do coração, aquela que se abre ao encontro com o Senhor”. A abordagem da Bíblia deve ser genuína, buscando um encontro autêntico com Deus, sem manipular o significado para se adequar às próprias vontades.
A PALAVRA INSPIRA BONS PROPÓSITOS
O Papa descreve a leitura da Bíblia como um diálogo que leva à meditação e à oração, destacando a necessidade de atenção e obediência ao texto. Ele diz: “Posteriormente, entra-se em diálogo com a Escritura, para que aquelas palavras se tornem um motivo de meditação e oração: permanecendo sempre fiel ao texto, começo a perguntar-me o que ele ‘diz a mim’”.
AS SAGRADAS ESCRITURAS SÃO UM TESOURO INESGOTÁVEL
O Papa Francisco encerra com uma reflexão poderosa sobre a eternidade da Palavra de Deus. Ele afirma: “A vida cristã é uma obra de obediência e ao mesmo tempo de criatividade. Um bom cristão deve ser obediente, mas, deve ser também criativo. Obediente porque escuta a Palavra de Deus e criativo porque há o Espírito Santo dentro que o impele a levá-la adiante. As Sagradas Escrituras são um tesouro inesgotável”.
As orientações do Papa Francisco sobre a leitura da Bíblia enfatizam a necessidade de uma abordagem consciente e reflexiva, que vai além da simples leitura. A Bíblia é um texto vivo, destinado a ser meditado, orado e incorporado na vida diária. Essas dicas oferecem uma rota preciosa para uma compreensão mais profunda e uma relação mais íntima com a Palavra de Deus e reiteram a centralidade das Escrituras na vida e na missão da Igreja Católica.
Comments0