ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
“Vestir-se da nova humanidade!” (Ef 4,24)
“Humanizar a humanidade.”
(Dom Pedro Casaldáliga)
Bem sabemos que a história da humanidade está marcada por grandes invenções que possibilitaram ao ser humano viver e progredir em conhecimento e técnica, mas, também somos conhecedores de que a humanidade é marcada por grandes atrocidades contra a vida humana e a criação.
Podemos dizer “Ah, mas hoje em dia…”. Na realidade, essa expressão, muitas vezes marcada por saudosismo, impede-nos de olharmos para a história da humanidade e a nossa com olhos críticos sobre tantos acontecimentos. Do assassinato de Abel narrado pelo Livro do Gênesis à atualidade não há nada de novo debaixo do céu. Sempre há eventos que degradam a humanidade, mas, também há ações de promoção dela.
Os evangelhos nos falam sobre o cenário no qual Jesus viveu e quanto as suas ações foram voltadas para anunciar o Reino e nos ensinar a viver para o construirmos no meio de nós enquanto esperamos para vivê-lo em plenitude na glória celeste.
As ações de Jesus nos convidam a vivermos a nossa humanidade no encontro conosco, reconhecendo quem somos e como agimos no mundo; de igual maneira, o Mestre de Nazaré nos toma pela mão para nos ensinar a nos relacionarmos com aqueles que partilham a vida conosco, agindo sempre com misericórdia e, por fim, Ele nos ensina a nos relacionarmos com Deus e nos convida a chamá-lo e reconhecê-lo como nosso Pai.
Em Jesus Cristo, o ser humano ganha um novo código de humanidade, regido e alimentado pela promoção do bem, pela convivência sustentável com nossos irmãos e irmãs e pelo relacionamento de proximidade com Deus. Nele somos convidados a buscar o que há de mais sublime em cada pessoa humana, promovendo em nós a semente do divino plantada em nossos corações.
O tema do Mês da Bíblia neste ano que nos recordar isso: é preciso humanizar a humanidade, buscando em Cristo os ensinamentos e a vivência dos valores do Reino. Cristo, sendo Deus, ensina-nos a sermos humanos, pois viveu a nossa experiência em tudo, menos no pecado. Tenhamos coragem de nos humanizarmos.
Comments0