ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
É com alegria e devoção que celebramos neste mês São José. Nosso amado pai espiritual, que ao longo da história tem sido exemplo de virtude e guardião fiel da Sagrada Família, tem sido cada vez mais invocado como intercessor junto a Deus.
Desde que Pio IX o declarou Padroeiro da Igreja Universal, em 1870, até os dias de hoje, em que o Papa Francisco dedicou o ano de 2021 em sua honra, São José tem sido uma figura venerada e amada por todos os fiéis. No Concílio Vaticano II, seu nome foi inserido no cânon da Missa, reforçando sua importância na vida e na espiritualidade da Igreja.
São José, escolhido por Deus para ser o guardião de seu Filho, Jesus, e esposo da Virgem Maria representa para nós um exemplo de humildade, fidelidade e amor incondicional. Ele é o modelo perfeito de pai e protetor e é a ele que recorremos em busca de proteção especial para a Igreja e para todas as famílias.
Seu testemunho nos inspira a lutar contra o pecado e as forças do mal, a praticar a caridade fraterna, a buscar a reconciliação e a cultivar um espírito de piedade e fervor na caridade. São José nos ensina a crescer no amor a Deus e aos nossos irmãos, mostrando-nos que a vida simples e dedicada à vontade divina é o caminho para a santidade.
Assim como foi pai adotivo de Jesus, São José é também pai adotivo de todos nós, cristãos. Sua intercessão junto a Deus é poderosa e sua proteção é constante. Que possamos sempre buscar sua ajuda e seguir seu exemplo de vida, confiando em sua bondade e em sua poderosa intercessão.
Nesta edição da Revista Ave Maria, convidamos todos os nossos leitores a se voltarem para São José com devoção e confiança, buscando em sua poderosa intercessão a graça e a proteção de que tanto necessitamos em nossas vidas. Que São José, Patrono da Igreja Universal, continue a nos guiar e a nos proteger, intercedendo por nós junto ao Pai Celestial.
“O Rosário é, por natureza, uma prece orientada para a paz, precisamente porque consiste na contemplação de Cristo, Príncipe da Paz e ‘nossa paz’ (Ef 2,14). Quem assimila o mistério de Cristo – e o Rosário visa a isso mesmo – apreende o segredo da paz e dele faz um projeto de vida. Além disso, devido ao seu caráter meditativo com a serena sucessão das ave-marias, exerce uma ação pacificadora sobre quem o reza, predispondo-o a receber e experimentar no mais fundo de si mesmo e a espalhar ao seu redor aquela paz verdadeira que é um dom especial do Ressuscitado (cf. Jo 14,27; 20,21).” (João Paulo II, Rosarium Virginis Mariae, 40)
Comments0